Quando a Inês começou o tratamento da Vichy, falámos de alguns dos mitos que estão associados à queda do cabelo. Há tanta coisa que fazemos na nossa rotina e que associamos à queda do cabelo e que nem tínhamos noção do quão erradas estávamos... Hoje partilho quatro desses mitos convosco!

1. Usar modeladores de cabelo, provoca queda de cabelo
Quando o uso é feito de forma moderada, não é prejudicial ao cabelo. No entanto, o seu abuso pode, sim, danificar os fios de cabelo. O ideal é utilizar o secador a baixas temperaturas e evitar as placas alisadoras. E claro, utilizar sempre produtos de protecção de calor para o cabelo.

2. Lavar o cabelo com mais frequência aumenta a sua queda.
A frequência de lavagem recomendada varia conforme o tipo de cabelo que tivermos. É claro que há que o manter limpo e protegido utilizando champôs e condicionadores adequados, dando ao cabelo o cuidado que ele necessita, independentemente da frequência com que o fazemos. No entanto, se falarmos da queda de cabelo, esta não tem qualquer relação directa com as lavagens diárias.
3. Cortar o cabelo acelera o seu crescimento e torna-o mais espesso.
Quando cortamos o cabelo, a tendência é que este pareça mais saudável e com um aspecto mais bonito. E isto acontece porque deixamos de ter um cabelo sem corte e eliminamos as pontas espigadas. Ou seja, ao cortarmos apenas lhe estamos a dar mais vida e um aspecto mais bonito eliminando a parte que estava mais estragada. O cabelo tem o seu ciclo próprio de crescimento, com uma textura global biologicamente determinada, sem que os cortes o afectem.

4. Escovar o cabelo aumenta a sua queda. 
Quando escovamos o cabelo e perdemos alguns fios de cabelo, estes já estavam prestes a cair de qualquer maneira e não são resultado da escovagem. Esta, feita diariamente, não acelera nem potencia a queda de cabelo. No entanto, se têm um cabelo que se embaraça em demasia, o aconselhado será começar a escovar nas pontas, para evitar uma pressão escusada na raiz do cabelo.

Saibam mais sobre este Desafio Por um Cabelo Saudável com a Vichy nos últimos posts: #1, #2#3 e #4.

4 comentários

  1. Eu tento ter imenso cuidado. Só uso secador e ainda assim coloco sempre um spray protector de calor. Agora quero voltar a cortar para como referiste ficar mais forte! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu lavo o cabelo todos os dias e muitas pessoas azucrinam-me por causa disso. Curiosamente, já mais que um cabeleireiro me disse que não fazia mal e que andar com ele oleoso, isso sim, poderia enfraquecê-lo. O meu cabelo não se aguenta mesmo e no dia a seguir até pode não estar oleoso logo de manhã, mas fica pouco depois e eu detesto! Mas pronto, preocupo-me em usar bons champôs, mesmo que sejam mais caros porque um cabelo bonito e bem cuidado é essencial para a nossa imagem!

    ResponderEliminar
  3. Os protectores de calor, na minha opinião, só estragam o cabelo. Já experimentei montes deles e de várias marcas e deixam-me o cabelo baço e sem vida. Se usarmos o secador na temperatura mais baixa possível e sem aquela tampinha que direcciona o calor penso que não faz assim tão mal.

    ResponderEliminar

Contact

Com tecnologia do Blogger.

Instagram - @mafalda_beirao

© MALMEQUER
Design by The Basic Page