Para quem quer explorar o mundo e conhecer todas as diferentes culturas que existem, nunca ter ido aos Açores é imperdoável. Mas a verdade é que, por muitas cidades que conheça fora de Portugal, há muito por cá que me falta conhecer - e nesse leque incluo as ilhas! 

E se muitas vezes viajamos à procura da diferença, de explorar novas culturas e novas cozinhas, porque não fazê-lo "cá dentro"? Afinal, também nos Açores temos uma gastronomia diferente à continental.

Quando pensamos na cozinha dos Açores, o Cozido das Furnas é a primeira coisa que surge no pensamento. São ensacadas as carnes e os vegetais do cozido e enterradas no solo geotérmico das ilhas, onde cozem durante, aproximadamente, cinco horas. Mas não é isto que me seduz... A frescura é a característica mais comum em toda a gastronomia Açoreana - os diferentes pratos de peixe abundam. E se me falarem num Caldo de Peixe, como o da imagem, aí sim, já me conquistam pelo estômago. Se adicionarmos a isso a variedade imensa de marisco, como as Cracas, estou conquistada. 

Mas claro, a isto podemos acrescentar muito mais: o Bolo Lêvedo, as Queijadas de Vila Franca do Campo, o Queijo da Ilha de São Jorge, os saborosos Ananases e até as imensas plantações de Chá Gorreana - presentes na primeira imagem. 

E se tudo isto vos deixar cheios de vontade de ir até aos Açores, então a Turangra é a agência indicada para vos ajudar a planear toda a viagem. Com excursões, gastronomia, golfe, passeios pedestres, entre outras actividades, são vários os pacotes que têm ao vosso dispor para que a viagem seja adequada ao vosso pedido! Vamos até às Açores?

8 comentários

  1. Foi das viagens que mais amei fazer... a sério, um destino que recomendo vivamente :)

    ResponderEliminar
  2. Eu vivi lá cinco anos antes de viver no Funchal. Vivi na Horta, Faial e, as minhas memórias, que já têm muitos anos, são boas. Lembro-me da marina cheia de pinturas de barcos que lá atracavam provenientes de todos os lugares do mundo, do Peter's - um pub cheio de pinta -, de um amigo dos meus pais alemão que tinha umas mãos de anjo e esculpia peças com a temática do mar como lemes, colares com dentes de baleia, etc, do queijo da ilha do Pico, a ilha que dava para ver da minha janela do quarto e que tinha o cume coberto de neve, dos CONSTANTES tremores de terra, do vulcão dos Capelinhos, entre outras coisas. A comida é o que me lembro menos! Gostava muito de revisitar as ilhas, é um arquipélago precioso. :) Recomendo mesmo!

    ResponderEliminar
  3. Não conheço, mas é uma viagem que gostaria imenso de fazer :)
    As fotografias estão lindas!

    \ Indigo Lights

    ResponderEliminar
  4. Nunca fui mas tenho muita curiosidade de lá ir pelas paisagens e pela gastronomia :)

    ResponderEliminar
  5. Pessoal eu vivo na ilha de S. Miguel num cantinho chamado Nordeste é do melhor que há!
    Deliciem se com algumas imagens que partilho no meu www.tudosobretudon.blogspot.pt
    Pode ser que vos incentive a cá vir mais depressa ;)

    ResponderEliminar
  6. Uma viagem aos Açores está nos meus planos para breve! ;)

    ResponderEliminar
  7. Fui aos açores uma vez e acho aquilo extremamente aborrecido!! é um autêntico tédio!!

    Ver plantações de ananases, vacas, lagoas poluídas, fábricas de queijos e "cozinhar" comida debaixo da terra não vale o meu dinheiro!

    Os hoteis (que são muito poucos) nada de especial

    Para já não falar no atendimento ao nível de turismo! é um autêntico desastre a roçar para a palermice!


    A viagem de avião para os Açores demora muito tempo e as condições meteorológicas lá são simplesmente "desastrosas" (mar arisco, céu nublado, vento e chuva a maior parte do tempo).

    Antecipámos todos a viagem de regresso, não lá voltarei nem recomendo ninguém a lá ir!

    Devia ter acatado os conselhos dos inúmeros amigos que já tinham tido experiências negativas nos Açores...que na altura tentaram persuadir-me a não perder tempo e dinheiro em lá ir, mas enfim acho que no fundo sempre temos aquela suspeita que cada um tem a sua experiência e que só porque alguèm (ou várias pessoas) haviam tido más experiências isso não significa que o mesmo nos vá acontecer também, mas infelizmente tenho que admitir que neste caso estava errado! Os açores são mesmo "UMA SECA"!

    ResponderEliminar

Contact

Com tecnologia do Blogger.

Instagram - @mafalda_beirao

© MALMEQUER
Design by The Basic Page