Deixámos o melhor para o último dia. Ainda nos ficou a faltar visitar muito - é certo. Mas volte as vezes que voltar ao Porto, haverão sempre sítios que irei revisitar. E o Domingo foi para isso mesmo - voltar aos sítios onde já fui feliz. E onde voltei a ser (ainda mais) feliz.

Nos fins-de-semana pelo Porto, a visita pela Fundação de Serralves é sempre guardada para os domingos de manhã. Até às 13h a entrada é gratuita e têm acesso ao museu e ao parque da fundação.

Para quem não conhece o espaço, assemelha-se aos Jardins da Gulbenkian, que temos por Lisboa, e é igualmente maravilhoso. Com mais de 200 espécies de plantas e com vários percursos a fazer, é uma manhã muito bem passada! E depois de o conhecer em pleno Inverno, foi um prazer voltar lá em plena Primavera - embora as minhas alergias tenham dado pela diferença.
Um dos locais que só encontrei nesta terceira visita à fundação foi a Casa de Chá de Serralves, bem ao lado do antigo campo de ténis da Casa de Serralves. Tem uma decoração muito detalhada e uma esplanada onde apetece passar horas em boa companhia.
Tem menus específicos para cada hora do dia e uma lojinha gourmet onde encontram compotas, vinhos regionais, bolas e bolos caseiros. Se visitarem o espaço durante a semana têm também refeições ligeiras ao almoço e lanche! De terça a sexta-feira, se almoçarem na casa de chá, a entrada no parque é gratuita! O valor do bilhete é descontado numa refeição de valor superior a 6€!

Nesta altura do ano, encerra às segundas mas está aberto de terça a sexta das 12h às 18h30, e das 10h às 19h30 de sexta a domingo. Com sorte (ou bom planeamento!) ainda apanham um workshop de biscoitos ou de cocktails ou uma sessão de leitura de algum autor.

E deixámos o melhor para o final - o regresso à Casinha. Com o Intercidades a sair ao final da tarde, ainda tivemos tempo para uma paragem perto da Casa da Música para me deliciar com uma groselha bem fresquinha e para levar dois pedaços de brownie para a viagem.
Continuo a adorar a imagem desta boutique e aquela esplanada que nem parece saída do meio da cidade. É dos espaços que quero sempre trazer comigo para Lisboa e tê-lo ali pertinho para, sempre que me apetecer, ir comer uma fatia daquele cheesecake de frutos vermelhos maravilhoso!

Fico sempre a querer experimentar o brunch da Casinha, mas há sempre algo que me troca as voltas e que me leva apenas ao lanche... E tal como o brunch da Casinha, houve muito mais que ficou por visitar... Muitas sugestões vossas que eram óptimas e muitos sítios que estavam no mapa mas que ficaram para trás. Acho que isto só pede um regresso rápido à Invicta!

Mas ainda assim, tenho dois sítios especiais guardados para um último post sobre a cidade. Um sítio já meu conhecido e uma novidade para mim - mas que irei, de certeza, regressar. Mas fica para daqui a uns dias...

14 comentários

1. Lindas fotos, ainda bem que gostas da nossa cidade.

www.prontaevestida.com

ResponderEliminar
  2. Todos os domingos peço ao marido para me levar ao Serralves, nunca entrei. E fico tão deliciada com as suas fotos, seja do jardim, interior, esplanada e café.
    Um beijinho Mafalda e volte sempre!! :)

3. Que imagens lindas, Melody. Obrigada por as partilhares conosco. Fiquei com uma enorme curiosidade de visitar.

Maçã e Canela

ResponderEliminar
  4. A minha parte preferida é, sem dúvida, Serralves! O Porto tem recantos muito bonitos mas, por outro lado, entristece-me o grau de degradação de outros tantos. Há quem diga que é essa a magia, eu acho que é apenas triste ver uma cidade como o Porto naquele estado. Os prédios antigos recuperados podiam trazer muitos jovens para o centro, não só para lá residirem mas também para lá trabalharem (são prédios com uma iluminação fantástica para ateliers, por ex.). Beijinhos ***

5. é uma grande cidade, esta! :) gostei imenso das fotografias, muito bonitas

6. A festa de Serralves não tarda está ai! :D

ResponderEliminar
  7. O passeio Serralves e Casinha foi um dos que fiz há bem pouco tempo e realmente, o jardim da Casinha parece levar-nos para outro sítio; fiquei lá até ser quase de noite ^^

8. Apesar de também ter aproveitado o passeio em Serralves logo pela fresquinha no Domingo não descobri esse café. Foi bom vê-lo, mesmo que por aqui apenas :)
    Sinceramente e apesar de ter gostado imenso do espaço, não gostei assim tanto do que comi na Casinha Boutique. Tem um packaging encantador mas acho que há espaços onde se come MUITO melhor no Porto (dentro do género).

ResponderEliminar
  9. Adoro estes posts sobre o Norte, especialmente porque vou la estar uns dias em Julho e assim vou retirando ideias de locais a visitar =)
    Um dos sítios que quero visitar é a Casinha, a ver se dou la um saltinho para comer/beber qualquer coisa =)

Sophie.

ResponderEliminar
  10. A Casinha é um mimo e o brunch é mesmo dos melhores que já experimentei. Para a próxima tenho que provar esse tal cheesecake! :)

Contact

Com tecnologia do Blogger.