Há uns bons anos atrás ganhei a prática da meditação diária e senti que, na altura, era uma grande ajuda durante o dia-a-dia. Ao longo dos anos fui deixando um pouco de lado e o certo é que já não é fácil regressar à rotina de "limpar a mente e não pensar em nada". Depois de uma série de acontecimentos na minha vida e de ler um pouco mais sobre o assunto (como aqui) decidi que estava na altura de retomar este hábito tão bom e que me faz tão bem.

Embora pareça absurdo pela contradição em si, há imensas aplicações para o iPhone que podem ajudar neste sentido. Já experimentei estas três e tornaram-se essenciais no meu dia-a-dia: seja ao acordar, no caminho para o trabalho, ao final do dia...  E têm a vantagem de serem todas gratuitas!

1. Omvana - Quando só precisam de uma música calminha para relaxar, não há melhor que esta aplicação. Considerem-na como uma espécie de Spotify para meditar. Podem até procurar por playlists indicadas para ouvir antes de adormecer, para um sono mais descansado. É óptima para relaxar.

2. Headspace - Foi a primeira app de meditação que instalei no telemóvel e também a que mais usei. É muito user friendly com diários narrados que nos acompanham ao longo de todo o processo de libertação da mente. Todos os dias é um diário diferente, mas sempre com o mesmo guião e com o mesmo intuito - dominar melhor, a cada dia que passa, a arte de meditar.

3. The Smiling Mind - É a aplicação que estou a utilizar actualmente e que ainda estou a conhecer. So far, so good. É fácil de explorar, permite-nos registar quais as sensações que temos antes e depois da meditação e guia-nos muito facilmente, com dicas muito acessíveis.

É um processo moroso, que tem de ser treinado todos os dias. O bom destas aplicações no telemóvel é que me têm permitido exercitar a mente seja onde for - em casa, no trabalho e até no comboio. Pode não ser a forma mais "correcta" de o fazer, mas ajuda ter um guião, ter algo que nos ajude a abstrair e a focalizar a mente. E às vezes é tão simples quanto direccionar a nossa atenção para a respiração... E tudo parece mais simples de se levar.
Mais alguém desse lado é fã desta prática? Recomendações que tenham, querem partilhá-las?

____
A vencedora do giveaway em parceria com a Look-a-Day foi a Susana Monteiro. Fica atenta ao teu e-mail! Obrigada pelas participações.

11 comentários

  1. Fiquei curiosa, vou experimentar estes! :)

    ResponderEliminar
  2. Não sou praticante, mas confesso que é um assunto que cada vez me interessa mais. Fiquei curiosa com a primeira aplicação, vou já instala-la para a explorar assim como as outras. :D*

    ResponderEliminar
  3. Ai eu gostava tanto de conseguir fazer meditação, mas não consigo! :((( Devo ter um défice de atenção gravíssimo lol Não me consigo concentrar por nada deste mundo e começo a fartar-me depois de algum tempo...

    http://coceat.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Fiz meditação a sério durante 2 anos... Por vezes sinto saudades, mas ainda não para voltar. No entanto, sei que só me fazia era bem!! :) Por isso mesmo, força nisso Mafalda *
    http://allaboutmakemehappy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. obrigada pela dica :)
    acho que é de meditação que ando a precisar para ter o equilíbrio entre corpo e mente

    ResponderEliminar
  6. Faço desde Março. Comecei na meditação passei para o reiki e o criar intencionalmente. Vejo uma mudança tão grande em mim, não fazes ideia.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu iniciei-me na meditação aos 14 anos, andava num centro de Raja Yoga e fiz vários cursos, incluindo um de pensamento positivo que adorei. Todos os dias ao fim da tarde tinha meditação, era tão bom. Aqueles anos que lá andei transformaram-me. Na altura morava no Algarve e, quando vim para Lisboa deixei o centro, mas continuava a meditar. A verdade é que agora medito menos do que gostaria, mas é algo que nunca abandonei completamente. Faz-me muito bem e sei que preciso desse meu lado mais espiritual para me sentir melhor.

    Fiquei curiosa com as apps, acho que vou experimentar. ;) ***

    Cat
    http://www.fromsomeoneinlove.com/

    ResponderEliminar
  8. Importante a meditação hoje em dia! Tenho a app da Headspace e gosto muito! as outras não conhecia! Thankss :-))

    ResponderEliminar
  9. nunca experimentei, mas fiquei aliciada!

    muito obrigada pelo giveaway Mafalda, estou muito contente por ter sido a vencedora <3

    ResponderEliminar
  10. humm vou experimentar :) acho que faz bem à mente :)

    ResponderEliminar
  11. Eu já tentei, há uns anos, e não dava para mim! Ficava com muitos nervos acumulados -.- Mas sinto que hoje seria algo que poderia adaptar-se perfeitamente a mim... :) E realmente as aplicações podem parecer um contra-senso mas sem dúvida que devem ser um excelente instrumento!! :D Grande dica mesmo eheh

    Beijoooo

    ResponderEliminar

Contact

Com tecnologia do Blogger.

Instagram - @mafalda_beirao

© MALMEQUER
Design by The Basic Page