O ano passado partilhei com vocês quais as resoluções para mais um ano de vida e, olhando para trás, vejo o quanto falhei em cumpri-las. Um dia depois de ter feito anos, faço essa análise e vejo que terminei o meu mestrado, regressei a Londres e só irei a Amesterdão já com 24 anos, e que aprendi a deixar tudo o que é mesquinho para trás. No entanto, a procura por uma vida mais saudável e o perder o medo continuam cá - talvez os dois pontos mais importantes.

Por isso, assim sendo, as resoluções para este novo ano de vida são:

1. Começar a correr - Chega de desculpas. De manhã os ginásios aqui perto ainda não estão abertos, ao final do dia já estou cansada para ir ao ginásio, não me apetece levar o saco no comboio para ir aos que há perto do trabalho... Blá, blá, blá. Já chega de desculpas! Está na altura de calçar os ténis e começar a correr. Se odeio correr? True. Mas nada como começar com umas caminhadas e ir aumentando o ritmo. Sempre ouvi dizer que o correr é algo que se aprende a gostar e que vicia. Espero poder dizer-vos o mesmo daqui a uns meses. 

2. Perder o medo - Mais um ano da mesma lenga-lenga. E só quero que desta seja de vez. 

3. Apostar numa pós-graduação - Os últimos tempos têm sido de imensa desmotivação. Se por um lado adoro o curso que tirei e não me vejo a fazer outra coisa, por outro, arrependo-me imenso da área que segui. A empregabilidade é nula e sinto que estou a remar contra a maré por não haver escolas que aceitem o meu estágio. A ideia de apostar numa nova área começa a ganhar contornos bem definidos... E acho que não farei nada mal.

4. Viajar a dois - Quero juntar o útil ao agradável. Quero juntar o amor com o amor pelas viagens. Quando temos alguém do nosso lado que quer conhecer o mundo, o nosso amor pelas viagens aumenta mais ainda. Começar por cidades pertinho, pelo nosso Portugal. Mas explorar o mundo. Há tanto para conhecer. E quando é em boa companhia, melhor ainda!

5. Aproveitar a vida - A meio de 2013 dou por mim a pensar que estou a aproveitar pouco este ano. O facto de ter começado a trabalhar e de ter 5 dias por semana ocupados, tornou-se uma rotina completamente diferente. E sinto que não estou a tirar o melhor proveito disso. E depois de perder um amigo na flor da idade, sinto que estamos sempre a mercê de algo. E, tal como ele, ainda tenho muito para viver e sei que o que fiz até hoje não chega. Por isso, vou fazer por aproveitar mais a vida!

Espero que para o próximo ano possa dizer-vos que cumpri tudo isto. Desta é para cumprir à risca. E no  próximo ano já será um quarto de século. Merece que as resoluções até lá sejam cumpridas! 

17 comentários

  1. Bem, não imaginas o quanto gostei e me identifiquei com este post. Nota-se que é genuíno e sentido, é puro, não sei explicar.
    Quanto a correr, acho que fazes muito bem . O que custa é começar, depois fica o gosto :)
    "Quero juntar o útil ao agradável. Quero juntar o amor com o amor pelas viagens." Este paragrafo é tão bonito e tão verdadeiro, penso tal como tu :)
    Ás vezes sinto o mesmo que tu, sinto que desde que comecei a trabalhar e comecei a ter os meus dias mais ocupados, não consigo fazer tudo o que gosto e aproveitar da melhor maneira. Isso tem de mudar.
    Acredita que podia imprimir esta lista e colocá-la na parede do meu quarto :)
    É por esta e outras razões, que adoro o teu blog *.*

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante deste post, espero que consigas cumprir com aquilo que pretendes para este ano! E tambem me identifiquei com algumas coisas que disseste, as vezes tambem coloco etapas, coisas que pretendo fazer e acabo por nunca as realizar, e é quando percebo que realmente é preciso termos força de vontade mas quando conseguimos faze-lo não ha nada melhor que sentir o orgulho de o termos cumprido!
    E identifiquei-me bastante com o facto de achares que não estás a aproveitar bem o ano, eu também me sinto assim! Sinto que podia fazer mais coisas e sei que em breve também vou começar a trabalhar e vai acabar por ser mais difícil aproveitar como gostaria! Algo que quero mesmo mudar...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Também sinto que não ando a aproveitar nada a vida. Melhores dias virão.

    ResponderEliminar
  4. Esta semana ouvi dizer "aproveita que a vida é curta" - e é mesmo isso.

    ResponderEliminar
  5. Que boas resoluções e que se cumpram todas. Acho que a sensação de que não vivemos e aproveitamos tudo ao máximo é geral, mas não sei bem porquê acomodamo-nos e é sempre assim...e depois este tempo também não tem ajudado para que 2013 seja melhor aproveitado, não é?!
    xx

    ResponderEliminar
  6. verdade! Faço as resoluções e pós um ano o olhar para trás mostra-se desastroso! O que mais ambiciono é mudar de área profissional, simplesmente não consigo ser feliz com a minha, e isso torna-se tão redutor na minha vida..

    Viajar é motivo para a minha felicidade aumentar 300%, por isso aproveita muito bem Amesterdão!

    Quanto aos medos devias procurar um colega de profissão, eheh, às vezes precisamos de ajuda para ultrapassar situações que se possam ver como simples!

    Beijinhos e um bom ano! ;)

    ResponderEliminar
  7. Parecem-me muito boas resoluções. Eu bem tentei essa de correr, mas não viciei, poh.

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito deste post. Força para cumprires os teus objectivos querida!

    *

    ResponderEliminar
  9. E espero que consigas alcançar todos estes pontos com sucesso e saúde! :D

    ResponderEliminar
  10. Identifico-me contigo nos teus cinco desejos...quanto ao primeiro também eu devia fazer mais exercício (tenho ido ao ginásio só duas vezes por semana) e também odeio correr, quanto ao futuro também eu sei que o mundo do jornalismo não é muito bom em termos de empregabilidade, em relação às viagens também eu quero conhecer o mundo e de preferência em boa companhia e falando em aproveitar a vida, infelizmente também eu perdi um grande amigo meu e isso fez-me abrir os olhos...

    ResponderEliminar
  11. MELODY fofinha vive um dia de cada vez sem preocupações :) a vida é um tesouro e viemos ao mundo com a missão de fazermos história :)

    ResponderEliminar
  12. Tenho a certeza que este ano correrá ainda melhor e tu correrás melhor também :P
    Tu e eu ihih

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. óptimas resoluções! Acredito e espero que consigas alcançar tudo ! *

    ResponderEliminar
  14. Olá Mafalda... Sigo o teu blog à um tempinho e não imaginas o quanto gosto de ler o que escreves... sempre que venho à net procuro por um novo post teu, um look, um sitio novo onde foste, uma sugestão, a paixão pela fotografia, o amor por viagens... Senti que estava na altura de me adicionar e deixar aqui o meu pequeno testemunho relativamente ao teu pequeno texto e dizer-te o quanto me identifico com o que escreves e com os teus gostos.
    Faço imensas listas de resoluções para uma nova etapa da vida mas a verdade é que são sempre feitas mentalmente e metade dos pontos importantes são acabados no cantinho remoto da minha memória e acabo por nunca os concretizar! Daí compreender-te tão bem quando nos vemos já a meio do ano e com tudo o que é de importante fazer, ainda por fazer! Contudo este ano estou a viver uma nova fase, arranjei trabalho no alentejo na minha área e tive que me separar fisicamente do meu namorado, com quem vivi durante um ano no Estoril, e viver este amor à distância... É dificil, é, mas é tão fácil quando nos sentimos apoiados e quando vivemos os mesmos sonhos!! É ele que me dá muita força em não desistir facilmente de uma rotina de exercicio, por aqui os ginásios são caros e tendo a marginal longe para uma corrida tento levantar-me uma horinha mais cedo antes do trabalho e dou 6 voltas ao bairro... Uns dias 5 voltas outros dias mais devagar sendo que nem sempre o cansaço ajuda... Acordar cedo é dificil, não dá vontade nenhuma mas a verdade é que a energia com que ficamos e o sentimento de realização, o facto de sentirmos o nosso corpo modificar e de até receber os elogios de quem nos vê só aos fins de semana (espero ser um incentivo) é óptimo! Se não o conseguirmos fazer diariamente é bom não perder a motivação pensando que se não é todos os dias então não vale a pena. Como vou muitas vezes trabalhar para o campo (no meio do gado bovino) nem sempre é possível e agora com a realização das feiras é muitíssimo difícil manter uma rotina... No entanto não desistir é o lema!

    ResponderEliminar
  15. (continuação)
    O medo, esse bichinho que tão bem descreves... Já o ultrapassei a 40%! Profissionalmente e a nível social é o que mais me prende... O medo de falhar com as responsabilidades, de deixar mal vista a minha empregadora de cometer o erro que me trace o destino... Fazer tudo de acordo com o pensamento das pessoas... Será que assim a pessoa x vai gostar mais de mim, vou parecer mais divertida, mais diferente, mais qualquer coisa? Mas estou a caminhar na direcção certa e esta percentagem vai aumentando a cada desafio!!
    Viajar!! Algo que me deixou viciada!! Sendo que só consigo estar com o meu namorado aos fins de semana, não contando com os fins de semana que tenho que ir ver a familia (que temo tanto perder), e que o tempo passa a correr e esse tempinho sabe sempre a tão pouco tentamos fazer algo diferente... Neste aspecto tu ajudas bastante visto que vais dando dicas de locais que vais conhecendo e que me levas a conhecer, nos levas a conhecer... Vamos passeando por cá e lá para fora também, tentando desfrutar do que é tão nosso! O próximo destino será Londres ou Amesterdão e estou ansiosa que venhas com muitas novidades e fotografias para me convencer que a marcação da viagem não pode esperar muito mais! É tão bom "juntar o amor com o amor pelas viagens"!

    Também já perdi alguém, próximo de alguém que gosto bastante, na flor da idade e abriu-me tanto os olhos... Por vezes esquecemo-nos de como a vida é tão frágil e de como deixamos de reparar no que nos rodeia, mas hoje e a partir de hoje (graças à tua ênfase no post) há que aproveitar bem a vida ao lado de quem gosta de mim e de quem gosto bastante (que não são muitas pessoas).

    Fiquei desmotivada por vir para o alentejo trabalhar... Animadíssima por ser na minha área (que estava tão difícil conseguir - nos meus 2 anos após licenciatura) e por poder partilhar o meu local de trabalho com uma amiga mas desanimada por estar longe do meu amor, do coração da cultura, da actualidade, do movimento desenfreado de uma grande cidade, dos planos escolhidos à ultima da hora por haver sempre tanta escolha à nossa disposição... Tu conseguiste trazer isso para pertinho de mim... Voltaste a reacender a minha chama pela fotografia que há algum tempo estava quase quase e enterrar-se na cera e a trazer um pouquinho de cultura, voltei a olhar para o que me rodeia de uma forma diferente e agora até o meu namorado diz "tu e as tuas fotos lindas", sabe tão bem ouvir... As magazines Kinfolk já moram cá em casa e estou desejosa que a Hearth saía para o mercado para cá vir morar também...

    Continua a ser assim tão simples quanto és, tão genuína e tão bonita por dentro! Obrigada por fazeres parte do meu dia a dia, por me mostrares coisas que sozinha não descobriria e por teres um blog com o qual me identifico a 100% (eu não o faria melhor).

    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Ines... Nem sei que diga depois de um comentario tao bonito e tao inspirador...

      Fico muito muito feliz pro saber que faco alguem sentir-se tao bem com o que escrevo e com que partilho. Sabe bem sentir que ha quem se identifique com o que escrevo e com que partilho diariamente.

      Quanto a tudo o que me dizes... Sabes, aprendi que ha situacoes que nos fazem crescer e querer sair vitoriosas. As relacoes a distancia nao sao faceis, eu sei... Mas nao sao impossiveis. E acredito que se e pelo teu melhor, para que possas ter um trabalho na tua area, acredito que o teu namorado o compreenda e que lute contigo para que as coisas entre voces resultem e durem muito tempo. E um dia, quando arranjares um trabalho pertinho de ele, quando puderes voltar de vez, ate vai saber melhor...

      Agora toca de pegar na maquina fotografica e vai passear pelo alentejo e fotografar muito! Essa zona tem coisas tao lindas e paisagens tao boas de se fotografar!!! :)))

      Um beijinho grande! *
      (ps: estou num computador holandes, nao tenho acentos... sorry!)

      Eliminar
  16. espero que os teus 24 te tragam a concretização de todos estes teus desejos e mais alguns e que faças dos 24 um ano ainda melhor e mais positivo que os 23, ainda há muito tempo pela frente e este ano ainda está para durar. Aproveita um dia de cada vez e quando chegares ao final dele pensa hj isto ou aquilo fez-me feliz, hj ir correr fez-me feliz, fiquei concretizada, é assim que se vai ganhando pequenas batalhas, dia-a-dia e encontrando todos os dias pequenos momentos de felicidade.

    ResponderEliminar

Contact

Com tecnologia do Blogger.

Instagram - @mafalda_beirao

© MALMEQUER
Design by The Basic Page