Depois da primeira parte do roteiro da cidade de Amesterdão, achei que devia mostrar-vos três lojas que conquistaram o meu coração de tão diferentes e tão especiais que são. Uma das coisas que mais gosto de fazer quando ando a conhecer uma nova cidade é pegar no mapa e andar, andar, andar! E isso leva-me a descobrir sítios novos que não estavam nos planos, como é o caso destas três lojas! A primeira é uma livraria, a segunda é uma loja típica de queijos e a última é uma loja biológica deliciosa!
 
 
 
 
 
Antes de ir para Amesterdão, troquei uns e-mails com uma blogger holandesa a quem pedi dicas sobre a cidade. E num dos e-mails referi se ela saberia onde poderia comprar algumas revistas. A Atheneaum Boekhandel foi uma das sugestões que a Joyce me deu e que eu adorei. Esta livraria tem imensa variedade por onde escolher, mas tem também uma parte só de revistas americanas e britânicas, a Atheneaum Nieuwscentrum. Fiquei rendida quando me deparei com os imensos números da revista apartamento... Então depois de entrar na loja...! Nem me apetecia sair de lá! É o paraíso!

Spui 14-16
1012 XA Amsterdam

 
 
 
 
 
 
 
A segunda loja que vos trago foi obra do acaso. Entrei por acaso e perdi-me lá dentro. A Holanda é conhecida pelos seus óptimos queijos e haver lojas como a Cheese & More é prova disso. Ter uma loja só de queijos, com uma variedade imensa, com aquelas pequenas coisas de delicatessen a acompanhar é, simplesmente, de sonho. Então quando vos organizam pratinhos para experimentar... Mmmmmm.... Passava o dia lá dentro, se fosse possível!
Claro que não resisti e trouxe o queijo que podem ver nas últimas fotografias: um queijo de cabra fumado. Custou a escolher, mas mal provei este não tive dúvidas que era o eleito. E este prato lindinho onde ele está é da Cerâmica na Linha, em Oeiras.

Nieuwendijk, 109
1012 MD Amsterdam

 
 
Por último, a Stach. Oh... Nem sei que dizer deste espaço. Era um dos que levava marcado no mapa já de Portugal. Sabia que tinha de o encontrar porque era tudo aquilo que me faz falta cá em Portugal. Um espaço de refeições rápidas, saudáveis e biológicas. Nada de comida com conservantes e tudo muito fresco. Ao género de uma Go Natural mas sem a vertente de cadeia de restaurantes e com um toque muito mais personalizado e mais rústico. Mesmo com aquele ar bonitinho que eu gosto... Claro que tive de beber uma Limonada de Rosas da Fetimans que andava a namorar há imenso tempo! Mas havia tanto mais por onde escolher, tudo com óptimo aspecto e com um preço bem acessível!

Nieuwe Spiegelstraat 52
1017 DG Amsterdam

Uma das coisas que sinto mais falta quando viajo é isto mesmo - ter dicas de locais que não sejam os meramente turísticos. Faz falta conhecer espaços destes giros, com nova vida, sem a confusão dos turistas! Por isso espero que, se algum dia visitarem a cidade de Amesterdão, estas dicas vos sejam úteis! E ficam só a faltar os mimos que trouxe da Holanda - que, apesar de poucos, me encheram tanto o coração!

14 comentários

  1. Este post está simplesmente fantástico!
    Delícia de imagens :D

    bisou*
    www.ivaniadiamond.com

    ResponderEliminar
  2. uma das viagens de sonho, sem dúvida :)

    ResponderEliminar
  3. Este post é diferente do que estamos acostumados a ver das viagens, mostra que Amesterdão não é apenas aquilo do que toda gente ouve falar assim como as viagens não são só percorrer desenfreadamente os monumentos! <3

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais, tenho-te a dizer que sou como tu. Quando chego a uma cidade desconhecida, apesar de visitar os pontos turísticos fundamentais, também gosto de pôr o mapa de lado e percorrer as ruas sem destino. Foi assim que conheci Paris, Barcelona ou Edimburgo e foi assim que encontrei lá sítios (e pessoas) maravilhoso/a(s) que nunca teria encontrado se tivesse sido "turista de mapa". Já te disse que Amesterdão está no meu top de cidades europeias e agora digo-te que sou menina para passar umas horas nessa loja de queijos haha sou tão gulosaaaa! Tem mesmo óptimo aspecto, eu adoro queijo e o que trouxeste deve ser óptimo. :)

    Beijoca Ms. Preston

    ResponderEliminar
  5. Está na minha lista de cidades a visitar brevemente e digo-te se conseguir ir lá, só não vou visitar a loja de queijos porque é coisa que não gosto nem um bocadinho!
    E concordo contigo, conhecer uma cidade nova não é só conhecer os pontos turísticos, é conhece-la como se vivêssemos lá...

    ResponderEliminar
  6. Tenho gosto muito destes teus posts sobre Amesterdao. É daquelas cidades que ainda nao tive a oportunidade de visitar e quero mesmo muito. Uma perguntinha, onde ficaste hospedada? Recomendas? Sempre que faço pesquisas sobre viagens a Amesterdao encontro sempre obstáculos e é uma dor de cabeça encontrar alojamento decente a um preço aceitável... Tenho amigos que já estiveram por lá de visita e acabam por nao recomendar os sítios onde ficaram e os que recomendam, ficaram nos arredores, porque foram de carro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, same thing. Não fiquei hospedada em Amesterdão.
      Tenho uma amiga a estudar em Wageningen e como fui à Holanda visitá-la fiquei com ela. Paguei 30€ por dia de comboio (1h de viagem) que era o que iria pagar por alojamento num hostel... Confesso que não sei como é de alojamento por lá, porque nem levantei essa hipótese. :/ Desculpa não poder ajudar nesse campo! *

      Eliminar
    2. Em relação à estadia a melhor coisa a fazer é procurares um hostel bem central e que entre no teu budget.
      Os hostels em Amesterdão não são grande coisa mas também não são péssimos! Mas são normalmente carotes por isso é arranjar um bem localizado (em Amesterdão não é dificil, é tudo perto umas coisas das outras) e exploras a cidade a partir de lá. ;)


      sara, palmier-imageconsulting.com

      Eliminar
    3. No worries :) a fama do alojamento em Amesterdao nao é das melhores, mau e caro... :-/ Enfim, algo se há-de arranjar.

      Eliminar
  7. Oh Mafalda, tenho de te pedir tantas desculpas por não ter dado dica nenhuma... :/ Fui adiando, adiando e quando dei por ela já tinhas ido!...
    Mas estou a ver que aproveitaste muito bem!:D

    (Tenho ficado com a lágrima (demasiado) no canto do olho ao ler os teus posts...Este então...tão perto que estiveste na minha casinha de lá...:/)

    Beijinho grande e agora quero é ver as comprinhas! ;)
    ****sara
    palmier-imageconsnulting.com

    ResponderEliminar
  8. acho INDECENTE não me teres trazido uma rodela dessas de queijo, queria uma com 5kg, mínimo.
    não acredito que volte à Holanda tão depressa mas este tipo dicas são preciosas, e acho que na próxima viagem que fizer vou mesmo é procurar outras bloggers dessa cidade e pedir conselhos, há lá alguém melhor para o fazer?

    ResponderEliminar
  9. Fiquei encantada com as fotos, e essa loja de queijos???wow acho que não podia lá ir sem gastar dinheiro, sou completamente maluca por queijo:))))

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar

Contact

Com tecnologia do Blogger.

Instagram - @mafalda_beirao

© MALMEQUER
Design by The Basic Page