Quando vos mostrei imagens da minha penúltima semana de Janeiro, a massa de salmão teve algum sucesso. E achei-a tão deliciosa que tinha de partilha-la com vocês! Mais uma vez, foi uma adaptação de uma receita do livro Dias com a Mafalda. 

Ingredientes (serve 4)
1 embalagem de creme fraîche (ou natas frescas, é a mesma coisa)
Ervas picadas a gosto
Esparguete para 4 pessoas (± 400g)
Azeite
1 cebola picada
200 ml de vinho branco
300 g de salmão fumado
raspa de limão

1. Misturar meia embalagem das natas frescas com as ervas picadas - eu usei apenas cebolinho. Temperar com sal e pimenta a gosto. Reservar no frigorifico até uso.
2. Cozinhar a massa de acordo com as suas instruções. Enquanto isso, aquecer o azeite numa frigideira média. Adicionar a cebola e deixar esta cozinhar até ficar meio amolecida. Juntar o vinho e deixar que este borbulhe até reduzir para metade. Adicionar as restantes natas frescar e a raspa do limão e mexer até engrossar. Temperar a gosto. 
3. Depois da massa cozida e escorrida, adicionar-lhe o molho feito previamente. Envolver bem. Juntar o salmão e as restantes ervas. Eu usei uma embalagem de salmão fumado Continente - uma delícia e já vem cortado bem fininho!
4. Por último empratar e servir com uma colher do creme feito inicialmente. Cobrir com as restantes ervas. (Na receita original é acrescentada raspa e sumo de limão nesta fase final. Eu dispenso...)

Embora goste muito de seguir as receitas dos livros, também gosto de lhes dar o meu toque e de as alterar aqui e ali. Já para não falar que não gosto muito de seguir quantidades, faço tudo mais a olho. E, algo que aprendi ser muito importante na cozinha, vou experimentando enquanto vou cozinhando. Só assim posso inventar e moldar um bocadinho as receitas. Esta ficou mesmo ao meu gosto! Ponham as mãos ao trabalho e deliciem-se também! Ainda estão a tempo de a fazer para o jantar!

12 comentários

  1. Sem carne (!), delicioso e super fácil de fazer!

    ResponderEliminar
  2. Massa com salmão fumado é provavelmente um dos meus pratos preferidos, faço imensas vezes. Só que uso massa preta (como na receita do Youcook.pt, sabes?) e fica óptimo ! Mas vou experimentar esta receita porque as ervinhas também devem ficar óptimas. Minha fada do lar.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom!!! Tenho mm que comrar esse livro :)

    ResponderEliminar
  4. Essa receita não é do livro da Mafalda Pinto Leite? :) Deve ser deliciosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, refiro lá em cima, logo na terceira frase que é uma adaptação de uma receita do livro Dias com a Mafalda! :)

      Eliminar
  5. Ainda não a fiz, mas já encontrei o creme :) Obrigada Mafalda *

    ResponderEliminar
  6. Adoro salmão, e com esse creme por cima deve ficar ainda mais delicioso :)

    ResponderEliminar
  7. Excelente aspecto!!!! vou guardar a receita!!

    ResponderEliminar
  8. Uiiii adoro salmão...será o meu jantar hoje...:)

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo, há que personalizar cada receita a nosso gosto. =P Obrigada por partilhares, tem óptimo aspecto! =D
    beijinho*

    J's Beauty Bubble
    J's Beauty Bubble Facebook Page

    ResponderEliminar
  10. Detesto salmão mas quando vi essa foto no teu instagram fiquei cheia de vontade de comer :)

    ResponderEliminar
  11. adoro esse prato, como imensas vezes quando vou ao Go Natural (muito embora não seja tal e qual), e vou fazer aqui em casa! nham nham!!!

    ResponderEliminar

Contact

Com tecnologia do Blogger.

Instagram - @mafalda_beirao

© MALMEQUER
Design by The Basic Page