A um mês do meu aniversário decidi que estava na altura de fazer a “derradeira” dieta. E digo derradeira porque não sou pessoa de fazer dietas - apesar de não ser propriamente magra. No entanto, procuro manter uma alimentação o mais saudável possível, tentando sempre evitar porcarias - fritos, açúcares, demasiados conservantes, etc.
Desde que voltei de Itália que entrei numa luta com o peso que trouxe a mais e é certo que já perdi mais até do que trouxe. Mas ainda assim, há mais um bocadinho a perder e a tonificar.


Muito influenciada pela Maria e pelo seu detox, comprei o The 3-Day Cleanse e andava bastante entusiasmada para, também eu, experimentar um detox. No entanto, a saúde neste momento não me permite um detox. Mas o bom deste livro é que ajuda-nos a descobrir imensas coisas sobre a rotina e a alimentação que fazemos, dando-nos até receitas óptimas que podemos pôr em prática todos os dias - e não só quando estamos em fase detox! 
Entre sopas, pratos principais, sumos, brunches e saladas, estou desejosa de experimentar a salada de romã e abacate. Parece meio estranho não é? Mas é só combinar alface, abacate, romã e um pouco de cebola. E temperar tudo com um vinagrete preparado em casa!


Mas não é preciso irmos tão longe. Basta controlar as refeições que fazemos. Nunca sair de casa de estômago vazio. Voltei a comprar apenas pão de sementes e o pequeno almoço deixou de ter torradas. Uma fatia de pão com uma fatia de queijo chega-me perfeitamente... Se tiver tempo, acompanho com um batido feito no momento. Quando estou com pressa, um simples copo de leite chega-me bem.
Procuro fazer um almoço mais saudável e não cortar tanto aqui. O facto de não comer praticamente carne alguma ajuda... Consigo fazer refeições mais leves sem deixar qualquer parte fundamental de fora. 
Já ao jantar, aí sim, procuro ter refeições mais leves. Opto por uma salada ou por um prato de sopa.
Durante o dia vou matando o bichinho com bolachas integrais, fruta e chá. Uma das melhores dicas que já me deram foi beber chá ou água quando sentimos que temos fome. Às vezes é só um ratinho que sentimos entre as refeições e a água pode ser o suficiente para preencher essa fome até à próxima refeição, dando-nos logo a sensação de estamos saciadas. 


Deixo-vos uma última dica que retirei do livro: é importante saber combinar e dosear alimentos e há formas muito simples de o fazer. Vejam:

Proteína (ex: carne) + Hidratos de carbono (ex: batata) = má combinação.
Vegetais (ex: cenouras) + Proteína (ex: atum) OU Hidratos de carbono (ex: batata) = bom.
Hidratos de carbono (ex: lentilhas) + Gordura (ex: azeite) = bom.
Vegetais pouco calóricos (ex: brócolos) + Hidratos de carbono (ex: arroz) OU Proteína (ex: feijão) = excelente!
Evitar misturar frutas de diferentes categorias  (ácidas, sub-ácidas, doces ou melões) e comer tudo sem qualquer adição de açúcares! 

Se aliar tudo isto ao exercício, melhor ainda. E mesmo quem não tem tempo para ginásios, há pequenas coisas que podemos treinar durante o dia. Deixar o carro um bocadinho mais longe para nos obrigar a caminhar mais, trocar o elevador pelas escadas, fazer caminhos mais longos ou subir as escadas sem pousar o calcanhar. São pequenas coisas que, se nos habituarmos a fazer, nem custam! 

Agora é só motivação. E meter na cabeça que este mês irá ser mais saudável que qualquer outro! 

24 comentários

  1. Infelizmente, desde que comecei o estágio, o tempo para o ginásio tornou-se escasso ou inexistente. Espero retomar logo no dia 22 de Junho. No entanto, o facto de acordar mais cedo e deitar-me também mais cedo, fazem com que eu acabe por levar uma alimentação mais equilibrada porque faço todas as refeições do dia. Gostava muito de fazer um desses detox não para emagrecer mas mesmo para limpar o organismo de todos os excessos de gula que se me acometem, que não são poucos! :/

    ResponderEliminar
  2. és tão parvinha com essas coisas! odeio dietas, tens tantos anos pela frente para as fazer... mas olha, digo-te qe saladas assim exóticas são bem boas! tenho experimentado por aqui e estou a adorar, qdo voltar o abacate vai ser o meu melhor amigo das saladas!

    ResponderEliminar
  3. Ahhhh então já percebi o tweet de hoje :) Eu também tento controlar mais ou menos a alimentação e alia-la ao ginásio, que recomecei :)

    ResponderEliminar
  4. Amor, eu cá ignoro tudo isso. Como arroz com feijão, almôndegas com esparguete, jardineira e sopa cheia de batata. Daí só retiro a batata com atum que, de facto, me delicia. Não sou mulher para seguir dietas e coisinhas certinhas. Como muito grelhadinho e muito peixeinho e muita sopinha e zero batatinha frita e zero fritos e zero coca-colas e zero mac's e zero pizzas e zero doces. Mas não penso. Como o que gosto e pronto. Doutra forma, não consigo ser feliz.

    ResponderEliminar
  5. Isto tudo para TE dizer que tens mais é que ser feliz e comer aquilo que gostamos ajuda. Mexe-te mais. Vais notar logo a diferença sem precisares de fechar a boca.

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post, bem que ando a precisar de umas dicas :)

    ResponderEliminar
  7. Tenho de começar a pensar em ser mais saudável também :|
    GIVEAWAY - Colar Gola da Beadelicious

    ResponderEliminar
  8. Neste momento estou a fazer uma dieta rigorosa. Às vezes tenho destes periodos de excesso, quando me sinto pesada e completamente desconfortável, faço 3 semanas de dieta rigorosa, not.so.healthy e depois componho-me...

    ResponderEliminar
  9. adorei este post! dicas fantásticas! ainda por cima pra mim, que não sendo vegetariana, faço mais de metade das refeições assim porque o homem cá de casa é! e eu não me importo nada, também já fui e gosto muuuuito de comidinhas sem carninhas. mas muitas vezes não sei o que fazer em termos de dieta! se é bom usar tofu, ou se há um demais, seitan, etc...!

    ResponderEliminar
  10. que optimas dicas, também estou de dieta...

    ResponderEliminar
  11. As imagens têm um aspecto delicioso!
    Boa sorte com a dieta :)

    Um beijinho **

    ResponderEliminar
  12. Eu não consigo fazer dietas. Como vivo fora de casa durante a semana e cozinho só para mim, não tenho paciência para fazer sopa. Como acabo por comer muitas vezes na universidade, não é fácil controlar os menus. Aliando isso à minha incapacidade de seguir dietas, simplesmente nem tento começar! Aos fins de semana, em casa dos meus pais não há espaço para comida de dieta, por isso estou condenada! :D

    xx

    ResponderEliminar
  13. estava mesmo mesmo a precisar destas dicas Mafalda! bebo muito pouca água e como muito poucas vezes ao dia... logo tenho o metabolismo super lento. isso aliado à alimentação pouco saudável de uma pessoa gulosa e que anda sempre a correr como eu dá muito mau resultado! mas estou a começar uma dieta rigorosa com muito exercício agora (operação biquini ahah) e vou definitivamente seguir os teus conselhos :) *

    ResponderEliminar
  14. Também tenho seguido uma dieta mais saudavel nas ultimas 3 semanas, e eu que era pessoa que saia de casa sem pequeno almoço tomado agora porto me muito bem. Tento evitar ao maximo coisas com muito acucar e so como cereais/arroz integral a verdade é qe não me custa nada e sinto me muito melhor. Sinto me mais fresca e energética, com menos problemas de digestão e mais bonita :D é so win win! Apoio te totalmente a melhorares a tua alimentação

    ResponderEliminar
  15. Também ando na tentativa de realizar uma dieta alimentar, não na redução, mas na qualidade dos alimentos.

    ResponderEliminar
  16. Eu ao contrário da maioria das pessoas preciso de dieta mas é para engordar :s

    xoxo

    ResponderEliminar
  17. Eu sempre comi de forma saudável, o que não quer dizer que assim 1 vez por mês não cometa um excesso, mas nem sequer considero dieta, e assim custa muito menos.

    ResponderEliminar
  18. Que dicas tão boas!
    Adorei a do "má combinação, bom, excelente" vou seguir à regra! :)
    S.
    A COZY BOX

    ResponderEliminar
  19. Olha que boa dica, compraste um livro com receitas detox??

    http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. eu ainda quero mto fazer o meu detox de 3 dias, e acho q agora nestes dias quentes é mais fácil de suportar. no entanto, a preparação q andava a fazer já se foi por água abaixo =x há q recomeçar e ser inspirada por estes dias de sol ****

    ResponderEliminar
  21. Tb tenho de entrar nesse mood, mas está complicado :p

    xoxo F.

    ResponderEliminar
  22. Eu nunca fiz isso do detox... Mastento comer de tudo e balancear bem a alimentação, nunca passar muitas horas sem comer, beber chás e sumos naturais, comer muita fruta, verduras e peixe.
    Mas claro de vez em quando tb parto a loiça e é só porcarias, mas como nunca fui de engordar não me preocupo tanto por isso mas sim mais pela vertente de ser mais saudável.

    Boa sorte e espero que em breve te sintas melhor ;)
    Bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
  23. Estou contigo babyyyy, já sabes!! Adorei as dicas, andei a pensar em fazer um detox, mas aqui não dá,quando for a Portugal farei. Entretanto vou-me ficando pela alimentação saudável e o exercicio :). Estamos juntas!!!***

    ResponderEliminar

Contact

Com tecnologia do Blogger.

Instagram - @mafalda_beirao

© MALMEQUER
Design by The Basic Page