Estou de volta de mais um fim-de-semana e, mais uma vez, venho mais do que cansada. Mas novamente por um bom motivo, o CISV.


Como se o trabalho da tese e do estágio não bastasse, resolvi meter-me noutro projecto. Mas confesso que nada me tem deixado tão feliz ultimamente como esta nova rotina. E o que é o CISV? As siglas explicam bem tudo aquilo que o programa é - Children International Summer Villages. E é isto mesmo. São campos de férias internacionais em que o mote central é sempre criar amizades pelo mundo fora, dando uma grande componente educacional aos miúdos. São 60 os países que fazem parte do CISV e que promovem estes campos de férias globais. Permite que os miúdos (e nós, adultos!) tenhamos um choque cultural imenso e que consigamos partilhar experiências com as mais variadas culturas. 

Os últimos dois fins-de-semana foram de preparação e de pequenas aldeias com miúdos de 11 anos e digo-vos, fiquei de rastos. Mas a sensação de fazer algo que gostamos e que saber que irá ser proveitoso, é tão compensadora que esquecemos as horas mal dormidas, as noites passadas a planear actividades prós miúdos, as dores nas pernas de tanto correr e a falta de voz de tanto cantar com eles. Tudo isto é tão bem recompensado! Até pelos simples abraços ou pelo entusiasmo quando nos pedem para almoçarmos ao pé deles ou para fazermos determinada actividade com eles.
E no Verão lá irei eu com 4 crianças portuguesas, juntar-me a um grupo com várias comissões de diversos países. E para que país irei? Isso ainda está meio incerto, mas já há uma forte probabilidade. Posso vos dizer que é nórdico, mas quando tiver certezas, irei voltar a partilhar com vocês.

Não é novidade nenhuma para vocês o quanto eu gosto de crianças. E, apesar de todo o trabalho que este ano me está a dar, estava na altura de fazer algo mais e de contribuir um pouco mais para algo que me dá tanto prazer. 
E vocês, há quanto tempo não fazem algo que vos deixe assim tão realizados por saber que estão a ajudar alguém, mas ao mesmo tempo, tão satisfeitos por ser algo que é tão a vossa cara? Devíamos - mesmo - fazer mais do que gostamos e menos do que nos é imposto! 

16 comentários

  1. Tens mesmo razão, Mafalda. Devíamos todos empenhar-nos mais em ajudar e contra mim falo. Vou já ao facebook desse projecto ! :)

    ResponderEliminar
  2. boa babyy! sempre avançaste com esta ideia :) acho óptimo!! e já qe gostas tanto de crianças, não te esqueças qe vais fazer baby-sitting dos meus ahah e daqui a duas semanas sushiiiiiii :D

    ResponderEliminar
  3. Agora fiquei triste por não me ter inscrito, achava mesmo que já ia estar a estagiar e como as coisas andam provavelmente não estarei :(

    ResponderEliminar
  4. parece ser um projeto fantástico. também gostava imenso de fazer algo parecido, talvez daqui a algum tempo, mas queria mesmo. *

    ResponderEliminar
  5. És extraordinária Mafalda. Aposto que tens um coração enorme.

    ResponderEliminar
  6. Uau, parabéns pela pessoa que és Mafalda :)

    ResponderEliminar
  7. Mafalda que bom post até porque podes inspirar muitas pessoas a fazer o mesmo! Estou a torcer por ti e pelo teu futuro!!! Tu mereces o melhor :)

    ResponderEliminar
  8. Ahh então era este o voluntariado de que me falaste:). Acho que fazes muito muito bem minha querida, vai ser muito enriquecedor a nível profissional e pessoal, e acho que devemos sempre fazer aquilo que gostamos e seguir o nosso instinto. Sabes que trabalho numa ONG e percebo bem o teu sentimento e o que dizes:)***

    ResponderEliminar
  9. que projecto bom :) é tão bom quando sentimos que damos o melhor de nós aos outros e isso nos realiza! eu estou com ideias de começar voluntariado, só não sei onde, e se prefiro idosos ou crianças...

    ResponderEliminar
  10. Adorava participar num projecto assim! Não só porque acho que as crianças são o melhor do mundo (mesmo), mas também porque admiro ideias e organizações como esta. Não conhecia o CISV, mas vou já informar-me e ficar a conhecer.

    Muito boa sorte para a tua aventura e aproveita ao máximo! :))

    ResponderEliminar
  11. Óh Mafalda que linda! Adorei esta tua iniciativa de fazeres algo com crianças, algo que tu adoras! Adorava fazer uma coisa assim! Também adoro estar com crianças! :) Que coisa mais linda, fiquei mesmo sensibilizada! Tenho a certeza que vais adorar a experiência!

    xx

    ResponderEliminar
  12. Ei. Eu ia adorar fazer isso. Aposto que vai ser uma óptima experiência. Muito boa sorte!! *

    ResponderEliminar
  13. Ainda bem que estás a gostar e estás a fazer aquilo que gostas.
    Força e boa sorte nesta tua grande aventura.

    ;)

    ResponderEliminar
  14. que lindo!!! não sabia deste novo projecto e é adorável. fico muito orgulhosa de ti*******

    ResponderEliminar
  15. agora já posso dizer que estou dentro do assunto, pois tudo isto me foi explicado da melhor forma possível, ao ponto de eu mesma ter ficado com vontade de experimentar um dia uma aventura dessas.

    e agora vou ter de fazer um copy paste descarado do comentário da Ana:

    "És extraordinária Mafalda. Aposto que tens um coração enorme."

    com uma diferença, eu n aposto, sei que o tens.

    <3

    ResponderEliminar
  16. Mas é voluntariado certo? Fiquei interessada, já tinha ouvido falar de outros projectos do género mas nunca desse, este Verão já não posso participar mas quem sabe no próximo!! :)

    Andrea

    ResponderEliminar

Contact

Com tecnologia do Blogger.

Instagram - @mafalda_beirao

© MALMEQUER
Design by The Basic Page