Há já alguns dias que não postava nada da listinha de coisas a fazer before i die. E hoje o post é lançado por algo que ouvi hoje e que ouço constantemente... Mas já lá vamos.
Eu sempre fui uma miúda meio embirrante e empertigada (ou seja, uma miúda mimada) e conta-se cá por casa que por volta dos meus 10 anos comecei a embirrar com a carne vermelha. Ainda me tentavam enganar, fazendo passar por outras coisas, mas eu torcia sempre o nariz, principalmente à carne de vaca. Ficava sempre no prato e acabaram por desistir de me dar esse tipo de carne. Com o passar dos anos, fui ganhando mais voto na minha alimentação e dei por mim apenas a comer carnes brancas... Confesso que desde os meus 14/15 anos aos 19 devo ter comido mais galinhas do que as que existem em muitos aviários. No fundo (e tirando o peixe) era a única coisa que comia. E cheguei a um ponto de ruptura em que, costumo dizer, só me faltava ganhar penas e cacarejar de tanto frango comer! E resolvi cortar o mal pela raiz. 
Aos poucos fomos introduzindo a alimentação vegetariana cá em casa. Fomos fazendo algumas trocas, algumas refeições exclusivamente vegetarianas e no verão dos meus 20 anos, o meu regime alimentar passou a ser totalmente vegetariano. E assim se mantém até aos dias de hoje - com apenas uma mínima excepção. Delícias do mar e gambas mas apenas no sushi. Sim, porque noutros pratos nem o cheiro consigo suportar... Fora isso, levo um regime bastante verdinho.
E é aqui que entra o comentário que eu ouvi hoje. Nos últimos anos eu nunca comi mal nem passei fome... Por isso faz-me alguma confusão quando as pessoas afirmam que a comida vegetariana é “aquela coisa sem sabor... nhac...”! Enganam-se. Das duas uma: ou comeram algo que não foi bem cozinhado ou então (que é o mais certo) nem se deram ao trabalho de provar. Tal como qualquer comida, tem de ser bem confeccionada e tem alguns truques, mas quando é bem feita, acreditem que é tão ou mais delicioso que um regime alimentar dito normal. E confesso que me faz alguma confusão a tacanhez das pessoas quando torcem o nariz ao que eu como. Eu também não gosto de carne e não faço má cara nem olho com ar de enjoada quando vejo alguém a comer uma refeição de carne. Porque é que hão-de o fazer com a minha comida? Há que abrir horizontes e perceber que aquilo que é diferente do nosso habitual, por vezes, nem é assim tão mau quanto pensamos. E vejam, por exemplo, esta receita da Tia da Sara - acho que esta semana ainda irei fazer esta receita para o jantar! 

E esta é mais uma das coisas que posso riscar da minha lista - tornar-me vegetariana. 

26 comentários

  1. Nem Vegan, nem maricas (entre outras) ... Essas já risquei há muito tempo da minha list ;)

    ResponderEliminar
  2. tou contigo!
    nem sou vegetariana (já fui) mas o meu homé é, e o tipo de conversas com que levamos... já se torna enjoativo. se a mim não me atacam porque agora sou só "simpatizante" ele ouve bocas constantes. só te digo que a minha leoa de signo vem logo ao de cima e começo a disparar argumentos que nem flores na primavera. fico doente. é que as pessoas chegam a dizer coisas do género (em conversas sobre receitas) "cuscuz? bierrk essa coisa vegetariana!" epá.. massa também é vegetariana. e se não me engano cuscuz é feito de grão.. e é delicioso. quando temperado deliciosamente e com amor. alguma vez alguem gostou de um bife grelhado sem sal nem pimenta? epá...
    nhocas. desculpa o comentário longo, mas esta é mesmo uma daquelas coisas que me dá a volta ao estomago. ouvimos também "eu não acho nada bem ser vegetariano. a alimentação saudavel é um pouco de tudo!" bom...todos sabemos que a alimentação saudavel é o que nós fazemos dela!

    pronto, já me acalmei.
    :P

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu como só peixe.. Estudo veterinária e vi muita coisa que me fez desistir da carne. Já nunca comia porco.
    Não consigo, nem nada que saiba ou pareça carne, não consigo..
    Peixe, isso como muito e gosto. No início senti alguma falta, em termos de organismo, mas agora está tudo bem.
    Algumas pessoas assumem que eu vou cair para o lado a qualquer momento ou que eu vou ficar muito magra e desaparecer, a minha resposta é: eu deixei apenas de comer carne, como porcarias na mesma, continuo a encher-me de bolos, de comidas com molhos, não há quem me tire as minhas natas, leite de coco, chocolates, açúcar, queijo, etc.
    Faço análises anualmente e está tudo bem.. É claro que numa cidade pequena como a minha às vezes me sinto um empecilho, se os meus amigos marcam algum jantar, têm que ter sempre em consideração que eu não como carne...mas é uma questão de hábito...
    Faz dois anos que deixei de comer carne e não me arrependo nada mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Confesso que já experimentei pratos vegetarianos e gostei :)
    Mas adoroooo uns enchidos um belo bife e sei que para mim e para o bf seria totalmente impensável :P
    Mas como com agrado e não acho de todo que seja comida sem sabor ou graça... Tem que se respeitar tal como ngm goza comigo porque não gosto de borrego ou cabrito acho que não faz sentido gozar com alguém que deixou a carne por opção, até porque é muito mais saudável e em termos nutritivos há sempre substituições saborosas e acessiveis... As pessoas são é tolinhas... É como quem fala do sushi sem provar ou de outra coisa qualquer... ;)

    ResponderEliminar
  5. qualquer dia junto-me a ti nesse grupo! ando estranhamente a alimentar apenas de peixe e de galinha lol vá, começa a levar-me a restaurantes dos teus e a obrigar-me a escolher comidinha da tua. aconteça o qe acontecer, afasta-me do mcdonalds qdo formos almoçar juntas :p missyou *

    ResponderEliminar
  6. Muito bem! Eu gostava de experimentar, acho que a única comida vegetariana que comi foi lasanha de soja e cogumelos e gostei...no entanto, gosto bastante de carne e de enchidos, como a Happy Brunnette, por isso seria muito difícil seguir uma dieta estritamente vegetariana. Mas o conceito de protecção da natureza e de equilíbrio com a mesma agrada-me!;)

    ResponderEliminar
  7. Não tenho nada contra quem é vegetariano, aliás, estou na fase em que apenas como carne branca e adoro. Mas há certos pecados que eu não conseguia dispensar :)

    ResponderEliminar
  8. Não sou vegetariana, não consigo abdicar de alguns dos meus pratos preferidos. Dito isto conheço imensos vegetarianos, como refeições vegetarianas muitas vezes e gosto bastante. Como qualquer receita desde que bem feita é maravilhosa e a pura ignorância de alguém ainda achar que ser vegetariano é passar fome ou só comer verduras e coisas sem sabor é triste.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adoro pratos vegetarianos e estou cada vez mais adepta dos verdes e afins :P
    XoXo

    ResponderEliminar
  10. Eu cá gosto de comer tudo o que me apetece, logo, ser vegetariana não é para mim certamente.

    ResponderEliminar
  11. Às vezes penso que era óptimo tornar me vegetariana ainda por cima tenho alguns problemas na vesícula e nem sempre reajo bem a gorduras mas partilho a opinião da Happy: adoroooo uns enchidos um belo bife!!

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro comida vegetariana e já ando a enjoar carne. Não conseguia fazer uma alimentação sem carne, peixe e produtos ovolácteos (como fazem os vegetarianos que conheço) mas gostava de alternar mais os pratos que como com umas delícias vegetarianas até porque é muito saudável. Aqui em Braga há uns restaurantes óptimoooos.

    Podes sempre mostrar aqui umas receitas, que tal? :) E, já agora, palmas para ti por não teres aquela postura mega radical de muitos vegetarianos que conheço que pura e simplesmente não deixam que a minha colher toque no prato deles porque já tocou em carne. :x

    Beijooo ***

    ResponderEliminar
  13. Admiro-te por isso porque eu seria incapaz de o ser. Não é que coma muita carne, mas legumes só na sopa.

    ResponderEliminar
  14. Eu não acho que fosse capaz de me tornar vegetariana: no entanto, sinto-me tão mal por comer carne praticamente todos os dias...e há alturas em que reclamo, a rotina muda por uma semana, mas a seguir volta tudo ao mesmo...

    http://thediariesofmissbad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Concordo plenamente contigo. Eu não deixei totalmente de comer carne, mas só como quando vou a casa dos pais...gosto, mas não sinto que ela me faça falta. E a comidinha vegetariana que como é bem boa e saborosa :)

    ResponderEliminar
  16. Achei imensa piada àformacomo descreves-te que comias muita galinha, mesmo engraçado. Eu também como imenso frango, gosto mesmo de carnes brancas, muito mais do que de carne vermelha.

    Como já referi aqui uma vez, na minha faculdade existe a opção do prato vegetariano. Como imensas vezes e para além de ser muito bom, ficamos sempre muito satisfeitas!

    ResponderEliminar
  17. gosto bastante de carne, embora comece a ter uma certa aversão a carne de porco quando não em enchidos. mas adooooro pratos vegetarianos. acho sempre piada quando peço em restaurantes e as pessoas me perguntam se sou vegetariana. não, mas tb não é por isso que deixo de apreciar a comida boa que se faz sem carne ou peixe :)

    ResponderEliminar
  18. heyyyy! A receita da minha titia!!!;D
    Também tinha esse objectivo e também o risquei, e tal como tu larguei primeiro a carne vermelha, depois as aves (já que as odeio ao vivo e a cores porquê aumentar a produção delas?;P) e estive quase um ano só a comer peixe até me decidir pelo vegetarianismo! São opções e se eu respeito as pessoas que estão ao meu lado a comer carne espero (vá, eu exijo!) que respeitem a minha.
    Salta-me mesmo a tampa com esses comentários ignorantes e se não sabem não conhecem = não falam, ou pelo menos não gozam/torcem o nariz!
    :$ desculpa, mas isto é daquelas coisinhas que me tiram do sério!:S:$


    Troca de receitas, que tal?;)
    ***sara, chips-ina-fishbowl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Não sou nem pretendo ser. Contudo como apenas carnes brancas! Costumo dizer que gosto demasiado de carninha para as eliminar da minha dieta :P

    ResponderEliminar
  20. Desde que me casei como menos carne. O meu marido é um semi-vegetariano, não come carne. Eu por um lado não sou obcecada por carne, mas há coisas que me sabem bem e pronto.
    ***
    leefoundlove.wordpress.com

    ResponderEliminar
  21. Não conseguiria abdicar de alguns dos pratos de carne e dito isto não conseguiria ser vegetaria, mas também não como vaca, nem cabrito, nem borrego, nem coelho, basicamente só como carnes brancas e porco. Tenho muita curiosidade em provar pratos vegetarianos e acho que cada um sabe de si e não temos nada de andar a torcer o nariz...

    ResponderEliminar
  22. Ora aí está algo que eu não me importava nada de ser.. mas antes tenho de aprender a cozinhar alguns pratos vegetarianos deliciosos, e depois acho que já posso dar o passo em frente;)

    ResponderEliminar
  23. Não sei se seria capaz de trocar a minha carninha por outra coisa! Adoro carne! E confesso que nunca me aventurei na comida vegetariana, até porque me é bastante difícil escolher um prato, pois sou um bocado GRANDE esquisitinha. Mas lá está, nunca me empenhei a sério nessa prova!

    ResponderEliminar
  24. adorei este teu post...Eu sou vegetariana está quase..quase a fazer 3 anos, faço no sábado 3 anos que sou veggie e posso afirmar que foi a melhor decisão da minha vida!! Se precisares de dicas para pratos diz-me! beijinhos*

    ResponderEliminar
  25. acho que sou um bocadinho ''o teu antes''..durante toda a semana como peixe ou saladas e só ao fds é que como carne e é apenas frango. já pensei muitas vezes em deixar completamente a carne e o peixe.. mas penso.. o que irei fazer para o meu almoço? e para o meu jantar? preciso de proteina :| se me podesses dar algumas receitas/dicas eu adorava :D

    daniela__Santiago@hotmail.com

    ResponderEliminar

Contact

Com tecnologia do Blogger.

Instagram - @mafalda_beirao

© MALMEQUER
Design by The Basic Page