Coragem. Firmeza de ânimo ante o perigo, os reveses, os sofrimentos. Constância, perseverança (Com que se prossegue no que é difícil de conseguir).

Não é fácil. Não é nada fácil encher os pulmões de ar e meter na cabeça duas simples palavras “eu consigo”. Pelo contrário... É lixado mentalizarmo-nos que somos capazes de algo. Erguer a cabeça e saber que estamos a agir por nós, pelo nosso melhor bem-estar, mesmo que isso implique ser forte e ultrapassar tantas barreiras. Custa muito fechar os olhos e saltar no vazio, arriscar. Enfrentar o futuro sem saber quais serão as consequências das nossas acções. E nunca o fazemos sem ponderar vezes sem conta. Nunca arriscamos sem pensar e repensar no que vamos fazer e nas consequências que isso nos trará. Tira-nos o sono à noite, assombra-nos os sonhos e deixa-nos a pensar durante uma grande parte do dia. Enquanto a decisão não é tomada, enquanto há aquele impasse de arriscar ou não, tudo fica pendurado, sem saber ao certo para que lado tombar.
E quando arriscamos, o salto é sempre tão grande e, na maioria das vezes, sem rede de segurança para nos salvar. Mas houve coragem. Houve aquele bichinho que dentro de nós disse que o medo é uma treta e que o que importa é lutar e ser proactivo. E mesmo que o resultado não seja o que queremos ou o que esperávamos, a realização de saber que tentamos deverá ajudar a preencher um bocadinho desse vazio. Nem que seja por isso, por saber que tentámos.

Se sempre o disse, não seria agora que iria ser diferente. Prefiro arrepender-me de algo que fiz e correu mal, do que pensar em qual seria o resultado caso não tivesse arriscado. Em qualquer situação, prefiro lutar, ganhar a coragem e atirar-me de cabeça. Se resultar, óptimo. Caso contrário, é só mais uma aprendizagem e só mais um degrau para me tornar maior e mais do que sou hoje.
E se me arrependo quando as coisas correm mal? Nunca. Porque um dia irão correr bem. 

23 comentários

  1. é isso mesmo mais vale arriscarmos e vivermos com essa decisão do que viver uma vida toda num "se"...beijoooo*

    ResponderEliminar
  2. 'mai nada! :) O medo e as minhocas na cabeça são lixadas, mas há que fazer frente e ultrapassar os obstáculos, um por um! ;) ***

    ResponderEliminar
  3. Aaww que linda Mafalda! Adoro o teu cantinho, adoro chegar aqui e ler coisas escritas por ti, até nos outros blogs eu gosto de ler os teus comentários! Ahah os teus posts são muito inspiradores e motivadores!

    O medo é uma coisa que não nos assiste. xD

    xx

    ResponderEliminar
  4. Tinha escrito um comentário e deu erro. Vou tentar reproduzi-lo.
    Li tudo o que escreveste e concordo. Acho que o mais fácil na vida é desistirmos mas ir à luta, isso sim, mostra determinação e aquilo de que somos feitos. Nunca me arrependo de nada do que fiz, não porque um dia irá correr bem, mas porque me trouxe até onde estou hoje. Se tivesse alterado uma vírgula, já não estaria aqui - não desta forma.

    Arrisca muito porque, principalmente nestas idades, só nos devemos arrepender de não arriscar.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. É isso mesmo 'antes arrepender-me por tentar do que por não tentar' é o que eu digo sempre!!O teu pensamento está certo, agora é arriscares;)) e de certeza que vai correr bem, de uma forma ou de outra!:)**

    ResponderEliminar
  6. muito bem! o meu lema também é "mais vale voar e cair que acabar por nunca tentar"

    ResponderEliminar
  7. obviamente! assim é que é, assim é que interessa viver. :)***

    ResponderEliminar
  8. É tão verdade o que dizes... tenho a certeza que não deixarás de arriscar, tens 'coragem' nas tuas (entre-)linhas ;)

    ResponderEliminar
  9. adoro, tenho três o meu favorito é um laranja e agora o 512, é meio roxo, lindo lindo e dura imenso!

    ResponderEliminar
  10. Este texto representa muito bem a coragem, representa e passa muita força. Dizes aqui muitas verdades, mas esta frase marca-me especialmente "Prefiro arrepender-me de algo que fiz e correu mal, do que pensar em qual seria o resultado caso não tivesse arriscado!"

    ResponderEliminar
  11. normalmente também sou assim xuxu..mas muitas vezes acobardo-me.. : /

    ResponderEliminar
  12. és a minha pequenina que está a cresce e a ganhar coragem para as coisas.e eu fico muito orgulhosa disso :)**********

    ResponderEliminar
  13. sinceramente mais vale fazermos as coisas, do que não as fazermos por medo e ficarmos a pensar no "se". Ter coragem para arriscar e mudar o que não está bem e não nos faz feliz é uma atitude que pouca gente tem, e por isso é que anda tanto meio mundo infeliz. beijinhos***

    ResponderEliminar
  14. fizeste o que tinha de ser feito, o que muita gente não seria capaz. embora de coração apertado, estás em paz contigo mesma porque nada tens a temer muito menos a arrepender.
    e é claro que um dia tudo vai correr bem, mesmo que esse dia tarde a chegar.

    Aproveita a vida meu amor, todos os dias *

    ResponderEliminar
  15. Não sei se consigo dizer muito mais do que já disseste. É como diz a frase cliché q já disseste, mais vale ter arrependimentos de "oh wells" do que "what ifs". E digo isto por experiência. Pode até haver dias de arrependimento mas também haverá crescimento junto disso* :)

    ResponderEliminar
  16. o meu lema é como o teu ;) antes fazer, do que pensar como teria sido se fizesse e tal como tu nunca me arrependo, posso não ter orgulho em certas atitudes que já tive, mas se não sabia como poderia agir bem? aprendo com tudo, bom e mau! és uma pessoa com garra e personalidade ;) força!!!

    ResponderEliminar
  17. u go girl :) este texto é msm à la mafalda, tal como nós gostamos :) força nisso babe, compensa sempre "no fim" sermos corajosos (ou como se diz aqui no norte...ter os tomates no sítio lol) :P

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. É uma boa política, apesar de às vezes ser mais fácil falar do que praticar para mim:)*

    ResponderEliminar
  19. Agora fiquei a pensar sobre o que será que aconteceu para este post estar aqui... mas acho que fazes muito bem e de outra maneira não valia a pena!

    Tenho andado out mas temos que por a conversa em dia ***

    ResponderEliminar
  20. É sempre melhor arriscar do que depois ficares a remoer de algo que não fizeste.
    Arrisca!!!
    E tu pareces ter coragem para dar e vender Mafalda :)
    **

    ResponderEliminar
  21. touché, Mel. mais vale bater com a cabeça a não tentar. ao fim e ao cabo, acabamos sempre mais fortes **

    ResponderEliminar

Contact

Com tecnologia do Blogger.

Instagram - @mafalda_beirao

© MALMEQUER
Design by The Basic Page