O tumblr consegue mostrar-nos coisas que nos deixam logo a pensar... E encontrei um recheado de coisas que todos deveríamos fazer before we die. Desde conhecer inúmeras cidades, a fazer tatuagens, a tanta coisa relacionada com amor, surge-me esta: conhecer os meus amigos online. E o pensamento imediato foi logo aqui o cantinho.

Nas entrevistas que tenho visto por aí a bloggers, há uma pergunta que é feita inúmeras vezes: qual a melhor coisa que o teu blog te trouxe. A minha resposta seria automática: uma amizade que se transpôs para o dia-a-dia e que é tão real como qualquer amizade feita sem ser online. 
O estigma de ter amigos online é grande, e até é compreensível. Mas quando criamos um blog, expomos um bocadinho de nós e mostramos aquilo que somos todos os dias. E parecendo que não, acabamos por conhecer um pouco da pessoa que está por trás daquele blog que visitamos todos os dias. Há certos pormenores que nos levam a criar uma imagem e, no fundo, a conhecer a pessoa. Se se partilham interesses, gostos, opiniões, surge aquilo que é a tal amizade cibernética. Se é mais ou menos verdadeira que uma amizade feita na escola, no trabalho, seja onde for, não sei. Mas não acredito que deixe de ser amizade por isso. Os valores estão lá, a confiança, a compreensão, a partilha de interesses... Tudo. E os blogs trazem-nos isso, essas relações de proximidade com alguém que se identifica connosco. 
O malmequer não tem os 9 meses que mostram na página principal. Tem quase 4 anos de existência e algumas leitoras que acompanharam grande parte dessa jornada... E parecendo que não, é muito tempo para se conhecer alguém. Para saber quais são os seus gostos, quais as suas reacções face a certos eventos, quais as suas opiniões sobre as mais diferentes temáticas. Para nos identificarmos com alguém e para termos vontade de conhecer mais a outra pessoa.
E foi isso que aconteceu. Não vale a pena dizer que foi X ou foi Y, não precisamos disso. Mas há muito que queria escrever isto aqui, e mostrar que não precisamos de grandes festas e de grandes publicidades para sentir que a amizade já vai muito além deste mundo de blogs, que já não é o que era... E fico tão feliz de olhar para os últimos meses e saber que foi muito bom ter-vos conhecido pessoalmente. De já termos partilhado tantos almoços, tantos jantares, tantos chás, concertos, compras e cumplicidade. Porque é isso mesmo que nos une: a nossa cumplicidade. E acreditem ou não, uma amizade que começou em comentários nos blogs umas das outras, culminou em encontros semanais obrigatórios. Nem que sejam de 2 horas apenas para desabafar de tudo o que nos preocupou nessa semana.

Porque vocês têm sido mais do que eu algum dia vos podia ter pedido - e mesmo não precisando de dizer quem vocês são ou de enumerar os blogs - hoje apeteceu-me dizer ao mundo (e mesmo que seja só ao mundo blogueiro...!) o quão bem vocês me fazem. E o quão feliz me sinto ao saber que tomámos todas a decisão acertada ao permitir-nos entrar nas vidas umas das outras. 

Esta é uma das coisas que posso riscar da lista de coisas a fazer before I die: meet my online friends. E fico tão feliz por tê-lo feito.

24 comentários

  1. era algo que eu poderia ter escrito! é sem dúvida verdade, o melhor deste pequeno mundo online é as amizades, as pessoas que conhecemos e que passam a fazer parte do nosso dia-a-dia como se há anos estivessem ali! beijinho*

    ResponderEliminar
  2. hoooooooo :)
    eu também adoro, não ando por cá à muito tempo mas há meninas com quem sinto mesmo uma ligação e que faço questão de "visitar" todos os dias... Gosto tanto!

    ResponderEliminar
  3. quero lá saber do que vão dizer ou deixar de dizer...mas eu sou uma delas e vocês não ahahhaha (sou não sou?LOL)

    o meu comentário a propósito desta maravilha que aqui escreveste vai ser para ti e mais ninguém.
    acredito que o que mais nos uniu foi a infeliz coincidência das nossas vidas, não vou dizer qual mas tu claro que sabes qual é. e isso criou uma ligação diferente por levarmos esse fardo connosco.
    as saídas, as mensagens, as partilhas que foram feitas fazem-nos ver o quão especial uma pessoa se pode tornar em tão pouco tempo. e tu és especial: pelo teu feitiozinho amoroso, pela tua vivacidade, pela tua presença. já sabes que para mim és a irmã mais nova que eu queria ter (não desfazendo o meu querido mano), e embora tardiamente, ela lá apareceu.

    podia falar das outras meninas, mas hoje escrevo só para ti. por seres quem és, e como és, princesa Mafalda * <3

    ResponderEliminar
  4. Tão verdade mafalda!! Ainda só tenho o meu cantinho à pouco mais de dois meses mas já sigo alguns blogs à bastante tempo, anos até, e sinto que conheço quase tão bem as pessoas que lá escrevem como um amigo/a. Porque o bom de termos um blog é a partilha e a cumplicidade que acabamos por ter com algumas pessoas.Conhecermos pessoas que partilham das mesmas opiniões e gostos e que acabam por se tornar pessoas queridas e especiais na nossa vida. Fico muito contente que tenhas encontrado boas amizades, que hoje em dia são tão dificeis de encontrar, aqui neste teu cantinho e que elas te preencham tanto :))**

    ResponderEliminar
  5. Oh, sem dúvida. Infelizmente, ainda não tive oportunidade de conhecer nenhuma de vocês pessoalmente mas já falo virtualmente com algumas e é mesmo o melhor que o blogue me trouxe. Engraçado que o que muitos encaram como um mundo "fútil" vai muito mais além disso :)

    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
  6. Hoje só se escreve para a Mafalda, porque ela disse as mais bonitas palavras que podíamos ter ouvido.
    Realmente essas tuas amigas têm muita sorte mesmo em te ter por perto, devem considerar-se umas felizardas, têm ao lado uma menina inocente, com um grande coração, um mau feitio também grandinho ahaha, mas muito especial.
    Eu digo-te, se fosse a essas miúdas, já não te largava mais ;)
    ahahahah.
    porque tu sabes o que sinto, sem necessidade de dizer mais nada
    *****************

    ResponderEliminar
  7. É verdade Mafalda. Apesar de só ter tido um ou outro pequenino encontro de bloggers (FNO, Moda Lx...) sinto alguma ligação com algumas dessas pessoas que conheci pessoalmente, e tenho imenso gosto em ir aos blogs delas diariamente :)
    A ti, apesar de (ainda!) não te conhecer pessoalmente, leio o teu blog há anos, todos os dias visito o teu cantinho... e agora com o instagram muito mais!

    Ah! e estou-me agora a lembrar que foi muito bom quando estavamos as duas a fazer Erasmus ao mesmo tempo ver que as duvidas e receios eram os mesmos, e sentir que não estava sozinha na aventura :)

    um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente, quem te tem diariamente a seu lado, tem muita sorte! Do pouco que conheci de ti, e um pouco também graças ao mundo virtual, etc, gostei muito muito! Já fomos ao cinema juntas e já conversámos um pouquinho. E espero fazer isso com todas as que lá estavam muitas ais vezes!


    * <3

    ResponderEliminar
  9. Posso dizer que estou feliz por este post e por ser uma dessas pessoas, posso? Partilho de todo este sentimento e carinho. O blog só me tem trazido coisas boas e a melhor foi mesmo as amizades que ganhei e que faziam muita falta na minha vida e coração.

    Obrigado a ti a as outras meninas por me fazerem feliz! :)

    ResponderEliminar
  10. opaaaa :') adorei este texto!! Quando há 10 meses criei este blog jamais pensaria que iria encontrar pessoas assim, com muita coisa em comum e que contrariam qualquer ideia que é dita por quem não conhece este mundo: que há futilidade neste mundo!! e é tão fantástico saber que encontrei pessoas como vocês e que entraram na minha vida assim!! :) A verdade é que partilho um mesmo desejo: conhecer muitas de vocês face-to-face!!

    beijo enorme
    Maria

    ResponderEliminar
  11. Como sempre, adorei o post :D e vá, tens de vir a Barcelona para eu também riscar isso da lista!! ;) *

    (e já agora, qual é o tumblr com essas coisinhas giras?)

    ResponderEliminar
  12. És uma sortuda!
    Eu ainda não tive essa possibilidade, mas também o meu blog é algo inconstante por falta de tempo.

    :)

    ResponderEliminar
  13. Quanto aos Sean Riley & the Slowriders, sim, eu sei que são pequeninos ainda, mas tenho pena que haja tendência para as bandas portuguesas mais pequenas assim permanecerem.. Claro que há gostos e gostos, mas pronto, acho que me entendes. Eu também os vi no SBSR e reparei que não havia muita gente que ali estivesse para eles. A primeira vez que os ouvi foi num showcase da Fnac e fiquei logo rendida. :)

    Quanto ao teu post, sei mesmo muito bem o que queres dizer com o facto uma relação que começou online não tem nada, mesmo nada, de menos do que tem outra qualquer. E ainda bem que assim é :)

    ResponderEliminar
  14. Há meninas donas de blogs que eu sigo sempre e dão-me vontade de as conhecer pessoalmente também. Há pessoas que, até mesmo através de um comentário, conseguem mostrar-se preocupadas. Gosto disso!

    ResponderEliminar
  15. gostei bastante do texto e tens toda a razão, sinceramente acho as entrevistas que falaste muito vagas à excepção de duas, o resto umas andorinhas que por aí voam. Uma das melhores parte da blogosfera é as amizades que criamos (:

    ResponderEliminar
  16. faço das tuas minhas palavras *

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  17. A Andreia já me falou de vocês todas por isso eu também sei de quem é que estás a falar neste post lol
    Eu própria a conhecia online, nos tempos do fotolog, e olha que na altura tornámo-nos grandes amigas.
    Não interessa como as amizades começam, interessa o que elas valem e o quanto perduram.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. a inversiva e a andreia sei que sãoooo <3 é tão lindo babe, mesmo!! Eu começo a sentir isso que tu dizes, pessoas que conheci através do blog e fazem todo o sentido estar na minha vida!! <3

    ResponderEliminar
  19. este texto é tãoo verdadee!! Está mesmo mt bom e acho que todas nos identificamos com o que escreveste :) eheh

    xoxo F.

    ResponderEliminar
  20. Eu tenho saudades de passar aqui diariamente. Estou quase quase a voltar <3

    ResponderEliminar
  21. Muito bonito o que aqui escreveste. Se a net pode afastar as pessoas no sentido em que existe uma substituição do cara-a-cara pela solidão das máquinas, também pode aproximá-las, e esta é uma das muitas provas disso.

    ResponderEliminar
  22. Como te compreendo. É engraçado como algumas das minhas pessoas mais especiais, também são amigos que vieram do panorama "online". Do nosso querido photoblog lembraste? E é de lá que também de acompanho. Realmente é das coisas boas que a internet tem. :) *

    ResponderEliminar
  23. Concordo com as tuas palavras, e já dei comigo a desabafar com uma pessoa que nem sequer conheço pessoalmente, como se a conhecesse há anos. Os blogs têm esta coisa de nos desnudarmos completamente. Se sermos capazes de, por detrás de um monitor, desfiar o novelo que é a nossa vida...

    ResponderEliminar
  24. Adoreeeei o que escreveste! Nao posso concordar mais! :)

    xx

    ResponderEliminar

Contact

Com tecnologia do Blogger.

Instagram - @mafalda_beirao

© MALMEQUER
Design by The Basic Page