Hoje não haverá fotos no post. Acho que é a primeira vez que isso irá acontecer desde que me mudei para o blogspot, mas irão perceber o porquê.
Aqui falei-vos de um post que iria surgir sobre os blogs que valem a pena visitar, e aqui está ele. Primeiro que fique esclarecido que não é um post dirigido a x ou a y. Se alguém se sentir afectado por ele, well, too bad. É certo que haverá quem não irá gostar e que irá achar que tudo isto é uma fantochada. Mas não somos obrigados a gostar de tudo o que há por aí. 

E é mesmo daqui que quero pegar. Quando nos metemos neste mundo dos blogs acho que todos nós começamos com a mesma ideia: criar um cantinho só para nós, onde pudéssemos escrever à vontade, falar do que queremos e do que bem nos apetece sem ninguém criticar. Não pensamos em agradar a gregos e a troianos, mas sim a nós. Não o fazemos por ir na maré, mas sim para estarmos bem connosco. É óbvio que ao expor uma coisa na net, habilitamo-nos a ter críticas opostas ao que esperávamos e é uma exposição que, muitas das vezes, não era a que desejávamos no inicio. 
Pelo menos, este é o meu caso. Criei o malmequer há três anos para escrever. Sobre mim, para mim e para quem o quisesse ler. Já passou por imensas fases. Já falei demasiado de relações pessoais, já foi o meu diário de bordo durante a minha passagem por outro país, já foi mais virado para os típicos fashion blogs que tanto se vêem por aí... Hoje tem o registo que mais me agrada. Falo de mim e do que me agrada. Se tiver de falar do que comprei hoje, então falarei. Se o coração apertar e quiser escrever aqui, então irá aparecer algo aqui. Se vir um blog que me agrada, uma foto, uma música, um vídeo, whatever, poderá vir parar aqui. Não escrevo só porque é moda, só porque é um outfit que gosto ou só porque me partiram o coração. É meu. Dos meus gostos, do meu dia-a-dia, de mim.
E por isto tudo, não entendo a sede de fama que se está a criar dentro da blogosfera. A procura incessante de novos seguidores e de novos comentários. Cada vez mais os blogs são para os outros, para agradar quem nos lê. E prova disso é a fotocopia que se vê em muitos dos blogs. A informação é repetida à exaustão, os blogs são cópias em tudo apenas com uma finalidade: parecer bem e agradar às multidões. E eu sei que quanto a isto há uma simples solução, que é deixar de os ler. Não somos obrigados a gostar todos do mesmo e não temos de seguir todos os mesmo blogs. E muitos desses deixaram de fazer parte da minha leitura diária. Mas o “engraçado” disto tudo são as repercussões que isto depois tem nos nossos blogs. Se postamos um look, umas dicas de maquilhagem ou de roupa, os comentários são imensos. Toda gente tem uma opinião a dar, nem que seja um “tão giro!”. Mas se por acaso há um bocadinho mais de texto, os comentários são mínimos e sempre a demonstrar o desinteresse pelo que se escreve. Ou - como já me aconteceu - comentarem as fotos e irem completamente noutra perspectiva em relação ao que eu escrevi. Isto mostra um enorme desinteresse pelo post em si. Ficamo-nos apenas pelo que nos é mais acessível visualmente - as fotografias - e tudo o resto é treta, é perder tempo... E confesso que não entendo o porquê de haver tanta vez mais esta mentalidade. Se realmente acham isto, então porquê perder tempo a comentar? Porque ver um post que acharam saturante e comentar algo que não tem qualquer relação com o post? Não interessa, então não se comenta. Mas convém, para ganhar seguidores e para se aumentar, cada vez mais, a popularidade neste mundo. E não entendo isto, esta visão das coisas.
Todas nós postamos coisas que gostamos. Que sentido faz ignorar o que os outros escrevem, mas comentar na mesma só para irem até ao nosso comentar também? Pedir seguidores ou dizer que vamos seguir só para irem seguir o nosso? Qual a vantagem desta fama toda que se procura no mundo dos blogs? Ter parcerias e receber saquinhos de coisas boas em casa? Pois, eu entendo que isso seja muito bom, mas faz-me uma certa confusão ser-se tão impessoal apenas para chegar a esse ponto.

E sei que muita gente nem vai ler isto. E que metade dos que vão ler isto, vão atacar-me e pensar que se estou assim tão incomodada então não use o blog ou não visite blogs alheios. E podem ter toda a razão do mundo. Mas como o blog (ainda) é meu, eu acho que tenho o direito de o fazer. Porque gosto dele, gosto dos blogs diários que visito e gosto de comentar o que vejo por aí. Gosto de ler os pedacinhos da vossa vida e o vosso dia-a-dia. E gosto de comentar isso. Não só dizer que uma foto é bonita ou que estão muito giras no look que usaram hoje. Gosto de vos conhecer e de sentir que cada post que leio é um bocadinho mais de vocês que nos dão a conhecer. 
E o meu é feito para que vocês se sintam assim. Que isto é o meu cantinho e que - apesar dos computadores que nos separam a todos - é uma forma de me conhecerem dia após dia. Se é para ganharem fama ou para terem mais uma seguidora, então peço desculpa, mas não contem comigo. Fartei-me um pouco de toda esta sede que anda por aí. E se um dia fui vossa visita diária e hoje já não o sou, têm aqui a explicação.

Repito: não quero com isto referir-me a x ou a y, mas se vos servir a carapuça... E se com isto for perder seguidores e tiver direito a comentários menos satisfatórios, então que seja. Não deixo de ter a mesma opinião e de pensar pela minha cabeça. 

45 comentários

  1. Exactamente! O blogue é teu fazes o que quiseres e bem entenderes. Se as outras pessoas não gostam que façam um para elas sei lá.
    Estamos numa democracia cada um é livre de seguir e de colocar o que bem lhe apetece.
    Beijinhos
    P.s.: Não tenho o blog já mas vou tentar vir aqui de vez em quando com ou sem seguidores ;)

    ResponderEliminar
  2. Como te compreendo. Tenho o meu blog há tanto tempo e são raros os comentários e seguidores, mas sabes que mais? Não me importo. Porque tal como disseste, é meu e sabe-me bem. Já recebi bastantes "dicas" do género falar mais do q está na moda, mostrar outifs. Enfim, not my thing. Fico realmente feliz porque os poucos seguidores que tenho e os poucos comentários que recebo são sinceros e leram realmente o que ali está.

    Sabes, está na moda ser-se fashion blogger ou até mesmo só blogger. É algo que não percebo mas hey, cada um com a sua não é? ;)

    ResponderEliminar
  3. Guardei este texto para ler hoje de manhã. Aqui sentado no meu local de trabalho, bem no coração do Chiado, que sei que gostas, concordei com as palavras, com as linhas, com as frases, com a mensagem.

    Sabes que raramento comento o teu blog - não é por mal, uma vez que passo cá praticamente todos os dias - porque acho que não sou o "main target" dos post.

    Dito isto, passemos mesmo ao teu post. Concordo, como disse, há uma procura de ser mais, ter mais. Hipotecam muito. Orginalidade, sentido próprio e rectidão. Já pensei fazer um posto exactamente como o teu - admiro a tua coragem - mas, acho que não se enquadra naquelo que meto para lá. Até porque, e sei que vai parecer mal, não seria incapaz de sitar nomes (AKA blogs) que acho que são, desculpa a frontalidade, parvos. Sim parvos. Eu acho que ninguém é bloguer. Apenas se tem um blog. E há, de facto, alguns no mundo fashion bloguers na sua verdadeira acepção da palavra. Agora daí a tanta gente se intitular fashion bloguer?! Damn, é um insulto para os verdadeiros.

    O blog é um veículo para várias coisas. Promovermos o nosso trabalho/negócio (seja ele qual for), para aquilo que tu referes (um espaço nosso), para ser um espaço temático (uma alternativa aos sites puros e duros uma vez que são incrivelmente mais baratos e fáceis de manter).

    Agora um blog para nos promovermos e sermos alguém na bloesfera? Sermos alguém num negócio conectado ao glamour (you know what i am talking about)? Bem cada um faz aquilo que quer. Mas porquê não ir à luta? Porque a meu ver, não é muito diferente de participarem no Big Brother (ou agora na casa dos Segredos). Fama sem substância. Promoção da pessoa apenas enquanto isso. Não é isso que as pessoas criticam nas várias socialites portuguesas (Lilis, Cinhas e afins - sem menosprezar as pessoas em questão)? Então porque o fazem via blog? Ah, já sei. É mais chique.

    P.S. - Sim, é incrivel como um posto com mais palavras, mais texto é tão menos comentado que um que tem um frase apenas.

    P.S. - Lamento o comentário para lá de enorma.

    ResponderEliminar
  4. Assino por baixo, Mafalda.

    E gostei, principalmente, da parte em que falas da fama. Ainda ontem recebi um comentário no qual me acusavam de não responder a comentários de pessoas anónimas (que não têm blogue) e que não o fazia porque fazia parte dos blogues que atingiram a fama.

    Eu não sinto que atingi fama alguma, não me sinto parte das meninas "populares". Já há muito que acho que a maioria dos blogues perderam a sua essência, porque a maioria das pessoas procuram as tais parcerias, o número de seguidores X e por aí adiante.

    Não há nada que me irrite mais do que alguém que diga que é "blogger profissional". Isso até pode existir no Brasil, mas aqui there's no such thing. Pelo menos não me sinto realizada só com o blogue. O blogue para mim é, como tu dizes, uma partilha e o melhor que recebo com ele é justamente o feedback de quem me lê.

    Acredito que devemos a quem nos lê a verdade, sempre a verdade e gosto que o LX seja um espelho daquilo que eu sou. Nunca diria, por exemplo, que um batom é bom se não achasse isso.

    E não te sintas frustrada com o problema dos textos grandes e de ninguém ler. Dois dos meus melhores posts nem dez comentários tiveram e sabes que mais? Nem liguei. Gostei de escrevê-los e talvez uma pessoa em cem tenha gostado de ler.

    Gosto do malmequer desde os tempos do Sapo! Tens aqui um cantinho especial, acredita :)

    E estou contigo na revolução!

    ResponderEliminar
  5. Não podia concordar mais... o meu blog sempre foi um blog de outfit posts...o pouco que escrevo muitas vezes nem tem a ver com a roupa em si, mas sim com o meu estado de espirito ou com o que vou fazer...precisamente porque gosto de me dar a conhecer a vocês, porque tal como dizes apesar dos computadores que nos separam eu já vejo muitas de vocês como amigas e visitas diárias! Quando criei o blog nem sequer sabia disso dos seguidores...começou por ser uma especie de diário electrónico... os seguidores foram chegando...e levou quase um ano e meio para ter 100 seguidores (só para teres uma noção de como eu nunca liguei nada a isso).... hoje apesar de já ter 408 posso me orgulhar de dizer que nunca ninguem viu um comentário meu que diga "follow me I follow you!"... eu sigo os blogues que gosto e são interessantes (por exemplo o teu quando o descobri li o do inicio ao fim e decidi segui lo porque é um tipo de blog que adoro)... por isso é que fico feliz porque todos os meus seguidores são pessoas que foram ao meu cantinho, gostaram e decidiram seguir..tal como eu faço com todos os blogues que gosto e sigo... Ultimamente nem tenho tido tempo para comentar os vossos blogs e sei que é uma falha porque me deixam sempre comentários tão bons..mas lá está não me preocupo que se não comentar vou perder os meus seguidores porque quem gosta fica e vai ficando sempre...

    Gostei muito do teu desabafo...esta "fama" insane que se está a criar na blogosfera é mesmo muito má..

    Beijinhos e boa Terça Feira :)

    ResponderEliminar
  6. concordo com tudo o que disseste e, pessoalmente, nem me dou ao trabalho de responder a comentários (ou ir ao blog de pessoas) que escrevem 'passa no meu/estou a seguir, segue de volta' e coisas do género e sei que, como eu, muitas outras pessoas ficam incomodadas com isso!


    ultimamente nem tempo tenho para ir aos blogs de ninguém e, naqueles onde passo diariamente, acabo por nem comentar.. mas continuo a fazer posts no meu, independentemente se vao ter comentários ou não. mas também não tenho feito por isso. é como tu dizes, é o nosso espaço, e devemos ter gosto em fazê-lo para nós e não para os outros :)

    ResponderEliminar
  7. Concordo, mas tb os ha, os blogs, que são feitos mesmo só para os outros, tipo revista on-line que servem, intencionalmente ou não, para agradar apenas aos que lêem.
    Agora, as pessoas não tem que criticar. Não gostam, não leem. Next!
    Eu cá gosto do teu.

    P.s- tb acho piada quando escrevo um texto e o que é comentado são as fotos que coloco.

    ResponderEliminar
  8. opá, olha eu vou enfiar a carapuça porque eu gostava tanto de ter um numero de seguidores acabado em 69...é um sonho de criança.

    já há algum tempo que me apercebi dessa coisa da popularidade que está directamente correlacionada com a quantidade de ofertas que as empresas enviam para casa d bloggers. mas às vezes nota se que é apenas necessidade de atenção. eu gosto desta blogolandia pela interacção mas interação positiva que acrescente algum valor..e quanto mais me pedem pa seguir, menos propensão tenho a fazê-lo.
    não condeno de todo esta tua posta, concordo na sua plenitude. temos que ser selectivos.*

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo. Há uns dias li num blog que costumo ler regularmente qualquer coisa sobre a divulgação de blogs. Mas as condições para que a blogger o fizesse eram fantásticas: quem quisesse que ela divulgasse o blog numa lista que ela tinha para lá teria que, primeiro, ser seguidora e, segundo, teria que comentar o blog dela periodicamente. Acho que se não comentassem durante 2 semanas que ela retiraria o blog da lista, qualquer coisa assim. Quando li isso, fiquei a pensar. O mundo dos blogs parece estar em franca ascensão, mas cada vez mais se vêem blogs que só querem uma coisa: fama. E, normalmente, esses até são os que têm menos qualidade. Quando eu comecei o meu blog, as razões foram as mesmas que te levaram a começar também. É claro que eu fico contente quando vejo o número de seguidores a aumentar ou quando vejo vários comentários, mas mesmo que não tivesse um único seguidor ou comentário, não deixaria o blog. Talvez não tivesse tanta motivação para escrever, mas o blog será sempre a minha forma de registar aquilo que passa pela minha cabeça, o meu estado de espírito. É o meu diário pessoal aberto ao mundo :)

    ResponderEliminar
  10. eu li tudo! Se ha dias que nao me apetece ler tudo ou porque nao tenho tempo ou o topico nao me interessa nao o faço mas tb é certo que nao comento e que volto quando houver novo post! Gostei muito da parte de que falas sobre conhecer mais um bocadinho os outros, muito bonita (:
    e tenho a dizer, e nao é com intençao de dar graxa ou de parecer bem, que o malmequer é um dos meus blogs preferidos desde os topicos ao design apelativo!

    Kiss m.eu li tudo! Se ha dias que nao me apetece ler tudo ou porque nao tenho tempo ou o topico nao me interessa nao o faço mas tb é certo que nao comento e que volto quando houver novo post! Gostei muito da parte de que falas sobre conhecer mais um bocadinho os outros, muito bonita (:
    e tenho a dizer, e nao é com intençao de dar graxa ou de parecer bem, que o malmequer é um dos meus blogs preferidos desde os topicos ao design apelativo!

    Kiss m.

    ResponderEliminar
  11. aqui vai testamento como tu também gostas ;). sabes perfeitamente e faço questão de dizer, não para te dar graxa, mas porque sabes que é verdade, que o teu blogue é um dos meus preferidos, porque além de ser original, além de abranger vários temas, é sincero, uma coisa que hoje falta bastante nos blogues. sinceramente gosto de ver certas coisas "fúteis", todas nós raparigas precisamos de certas coisas básicas, mas sinceramente prefiro muito mais ver um post com conteúdo, com leitura, porque ao mesmo tempo sinto que me estou a cultivar, sabendo mais, aprendendo mais. e com todo o coração, acho que podias fazer isto mais vezes, porque revela a maturidade que tu apesar de novinha a tens e as ideias definidas que estão na tua cabeça. este blogue é extremamente bem construído, ao contrário de muitos, que a única coisa que têm exposto são as pessoas, as caras, os vestidos, ego, ego, ego. fizeste muito bem em continuar a nossa conversa que tivémos, num post destes.**********

    ResponderEliminar
  12. ....mas, por exemplo, no meu caso uso o blogue para mostrar e/ou exibir e/ou divulgar coisas que acho interessantes, diferentes, divertidas ou simplesmente estúpidas mas que acho piada. escolho guardar a minha vida pessoal para mim e não a partilhar com o mundo (mas isso sou eu e é uma escolha pessoal. também já fiz desabafos ocasionais como que um grito para o universo). julgo que tem tudo a ver com o motivo pelo qual uma pessoa construiu o seu blogue e daquilo que gosta de ver nos outros. julgo que há espaço para todos. acho que podemos concordar neste aspecto

    ResponderEliminar
  13. Pois, é bem verdade. Eu tenho um blogue mas realmente não sei se é branco, preto, azul ou amarelo. Sei que existem blogues que eu ADORO, pelo seu conteudo, mas sei que nunca poderiam ser blogues escritos por mim.
    E sim, também fico bastante incomodada com os comentários do genero "passa no meu" e irritada fico quando escrevemos sobre bananas e os comentarios são sobre maças, apenas porque a fotografia é sobre maças. Só mostra a falta de conteudo de muitttassss pessoas! Enfim, patetices. Eu, tal como a Catarina, muitas vezes nem comento blogues que realmente me interessam, talvez por falta de tempo, mas gosto, claro, de ver a evolução de muito dos meus blogues favoritos :)
    Opa, eu gosto muito do teu blogue e de tudo! Do conteúdo, do design, dos titulos numerados... Continua, Mafalda! É sempre um prazer passar por aqui *

    ResponderEliminar
  14. foi precisamente por isto que hesitei tanto tanto em começar com o meu blog. tens toda a razão do mundo, noutro dia também me cruzei com alguém que ia divulgar blogs de outras pessoas mas uma das condições era que comentassem com bastante frequência o blog dessa pessoa. ridículo, no mínimo. mas acho que isto acontece sempre quando os blogs estão 'na moda'. lembras-te de qdo tínhamos photoblog? havia sempre aquelas pessoas que iam lá comentar tipo 'gira!' e dps acrescentavam, 'add. add me também!', há sempre aquelas pessoas que precisam de se sentir o centro do mundo e nem lêem os posts de nng mas comentam só 'adoro!' para qe recebam comentários de volta. enfim princess, o teu blog é lindo lindo, eu adoro-o, tal como muitas meninas e por isso continua a escrever sobre o que bem te apetecer prq é para isso que servem os blogs :) ***

    ResponderEliminar
  15. Bem, onde é que se assina!
    Já tive vontade de escrever umas palavras no meu, devido a algumas situações mais desagradáveis que me aconteceram ou acontecem mas acabo sempre por não o fazer, não sei bem porquê. E tu tocas-te num dos pontos que mais me deixa triste aqui na blogosfera. Que é quando supostamente escrevemos algo e aparecem comentários totalmente descabidos. Por exemplo, eu gosto muito de cinema, e gosto de usar o meu blog para escrever sobre filmes, realizadores, actores. Não sou critica de cinema, nem tenho conhecimentos para tal, é perfeitamente normal que não concordem comigo, ou que até gostem, ou que até fiquem com vontade de ver depois de lerem o que escrevi. Tenho sempre o cuidado de não contar nada da história filme, e mesmo assim, leio comentário que não têm nada a ver com aquilo que escrevi. Nota-se que se escrever algo mais longo já poucos lêem. Deixa-me triste!
    Tens muita razão no que acabas-te de escrever aqui, és sempre muito coerente!

    ResponderEliminar
  16. LOL olha eu sendo wordpress nem seguidores tenho. Nem paciencia arranjei ainda p fazer um facebook p o blog..(detesto o facebook) mas voltando ao teu post...há sempre quem ignore os textos nos posts...sempre...mas aqui a xuxu é até do que + gosta..principalmente se forem dos meus blogs preferidos, que é o caso do teu...tão teu. Tão lindo, repleto de bom gosto, boas energias... <3

    ResponderEliminar
  17. Tenho que dizer que ADOREI o texto ( sim li tudo porque eu eu leio sempre o teu blog por razões mais que óbvias). Para além do texto gostei de alguns comentários que li por aqui. Já falamos varias vezes sobre o assunto e conheces a minha opinião. Eu gosto de fashion blogs, e gosto de blogs mais pessoais... gostava era que as pessoas fossem mais originais e não vissemos o mesmo post vezes e vezes sem conta no mesmo dia porque a marca x ou y enviou publicidade. Isso e buscar um pouco de personalidade para o blog! Tenho dito!

    ResponderEliminar
  18. Adorei o texto. Muito bom mesmo.
    Ah, e assino por baixo.

    Crie o meu blog com o objectivo de colocar coisas que eu gosto, com que me identifico. Durante anos ia guardando imagens de algo que gostava, outras vezes anotava algo na minha moleskine para não me esquecer e segui alguns blogs durante anos, muitos deles já nem existem, até que no ano passado decidi criar um blog e colocar nele tudo o que gosto e partilhar com outros. Se o blog tem muitos seguidores ou comentários? Não, mas não me importo, e não foi esse o objectivo, acredito que quem segue é porque acha piada ao que coloco e tb não pretendo mudar a "linha editorial" só para agradar.
    Por exemplo, muitas vezes nem vejo os comentários, porque realmente não presto muita atenção a isso.

    Acho que já disse, já gostei muito do texto, e acho que devias voltar a repetir a dose :)

    ResponderEliminar
  19. Concordo com o texto, e também o li todo, assim como o faço sempre que por aqui passo (que ultimamente tem sido poucas vezes devido ao pouco tempo). E adorei! Não o podias ter escrito melhor, nem fazer a mensagem passar melhor. Algumas pessoas só querem é coisas oferecidas e muitos seguidores, nem que para isso tenham de falar de produtos que mal conhecem. Enfim cada um usa o blog para o que quer, eu neste momento estou a pensar no que fazer ao meu já que a inspiração é mesmo muito pouca.

    ResponderEliminar
  20. Tomaaaa! LOL
    Olha babe eu cá adoro sempre passar pelo teu cantinho sempre que posso (que é menos vezes do que gostaria) mas não podia estar mais de acordo, eu acho que os blogs reflectem quem nós somos e o que passamos ou o que nos inspira em determinado momento, tal como tu sou dada a fazer posts sobre o que me dá prazer, seja música, filmes, compras, moda, culinária ou simplesmente estados de espirito...
    Quanto aos seguidores não me afecta minimamente a quantidade, já a qualidade é diferente ;)
    Gosto de escrever e gosto de coisas bonitas sempre gostei, gosto de saber a opinião dos outros? Gosto, mas não vivo para isso de todo...
    Identifico-me contigo em imensa coisa esta é apenas mais uma... ;)

    ResponderEliminar
  21. Concordo tanto cntg...há montes de blogs ditos "bons" q eu não sigo/leio/comento pq parecem blogs sem alma...mas tal como em td na vida...tem de haver de tudo né? eu simplesmente não os visito...mas realmente detesto esses comentários q falaste...vêm ao nosso blog pedir para os visitarmos e seguirmos e nem comentam o post em q escreveram isso... neste mundo dos blogs há mt gente falsa, mt gente à procura dos 5 min de fama... :\

    beijinhos* e mafalda, continua! és a nossa voz LOL :)

    ResponderEliminar
  22. Eu penso que em tudo o que fazemos, temos que depositar algo de nós de forma genuína ou deixa de ser algo feito por nós para ser uma coisa fabricada à imagem semelhança de outra qualquer e aí perde-se a essência daquilo que é ser-se original.

    A meu ver, isto tudo acontece pela vontade sôfrega das pessoas em 'estar na moda', seja por que via for e mesmo que se destituam completamente de personalidade para agradarem aos que por lá passam. O que elas não compreendem é que não há moda mais moda que sermos nós próprios.

    Relativamente à divulgação, não me faz impressão, sobretudo se for de maneira subtil - claro que demasiada insistência ou receber um comentário, como eu já recebi a dizer, 'Giro, passa no meu' é completamente ridículo ! Porém, quando criamos um blogue, fazemo-lo para nós, sim, mas, sendo um espaço cibernáutico é óbvio que sabemos que vamos ter visitas e é interessante receber feedback - se construtivo. Não me motivaria continuar o blogue se não recebesse visitas ou comentários até porque gosto que seja a verdadeira partilha, no sentido bilateral da coisa, sem ambições desmesuradas implícitas.

    Gostei muito do texto e, claro está, adoro o teu blogue ou não andava sempre aqui a espreitar ! hehe

    Beijinhos : )) ***
    www.laissezmoi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. o que eu já andava a tentar arranjar maneira de escrever à dias, escreves-te tu agora. concordo plenamente contigo, e como tu dizes o blog (comunidade) é público e estamos sujeitas a tudo. e hoje é tudo feito em volta da fama, deixamos de ser genuínos só porque está 'na moda' falar daquilo..
    adoro o teu blog, só não comento mais porque o meu tempo é escasso, mas vou estar sempre atenta ao teu cantinho.
    beijinho*

    ResponderEliminar
  24. Concordo e assino por baixo... há uns tempos também fiz um comentário sobre pessoas que procuram as parcerias ou outros meios para ficar conhecidas. Referi também que quando temos um blog ele deve ser primeiro para nós e depois para os outros, o blog normalmente começa porque nos apetece exprimir de alguma forma right? então para quê mudar isso?

    ResponderEliminar
  25. Aqui está um bom tema de discução. Escreveria aqui um testamento a explicar o meu ponto de vista, mas ainda são 9h35 e estou meio a dormir ainda, por isso vou por por tópicos.

    -Por alguma razão, no meu blog, nunca se viu palavra sobre o casamento da Kate, da gala do MET, e outras coisas do género, se há coisa que me aborrece é encontrar sempre a mesma porcaria durante 7 dias seguidos (sim porque cada uma publica os seus posts em dias diferentes) então andamos ali 7 dias a ler sobre o lookbook da marca X ou das mamas da gaja Y. É obvio, que se falamos de 3 ou 4 blogs que fallam de um evento, e cada um deles apresenta a sua abordagem pessoal, tornando os 3 ou 4 diferentes entre sim e todos eles interessantes, agora infelizmente, eu que sigo muitos blogs, porque também gosto de ver o mau para aprender com os erros dos outros também, e não é isso que se passa.
    - O que eu mais "adoro" <3<3 quando me vão "largar" comments no MEU blog a responder a um comentário meu deixado no blog DELAS, ou seja fico possessa mesmo, quando largam postas de pescada completamente descontextualizadas do post. E depois nem sequer seguem o blog nem nada, nem leram o post, epá tira-me do sério....uma vez tive de desabafar e felizmente acabaram com essa brincadeira. Mas por exemplo acho triste virem comentar ao meu blog, mesmo que seja sobre o comment tipo um "oh tão giro!" mas nem sequer seguem o blog, é mesmo só para ir lá marcar território, estão-se a cagar para o que eu escrevo ou deixo de escrever...e tenho moral para dizer isto pois sigo todos os blogs que comento, e se deixo de seguir, naturalmente deixo de comentar! tipo lógica da batata. Irrita-me andarem pela blogosfera a largar comments por todo o lado, só porque sim, parecem os cãezinhos a marcar territórios nas esquinas todas "tive aqui!" "tive aqui!" tive aqui!"

    Ainda bem que escrevi por tópicos....

    A todas, mantenham-se fieis a vocês próprias, não sejam inseguras, dêm a vossa opinião sobre as coisas, falem sobre vocês (ou não) mas parem de parar (perder tempo) a olhar para o lado, tenham confiança e sigam sempre em frente.

    Beijinhos a todas****

    ResponderEliminar
  26. CLAP CLAP CLAP! Parabéns por este post, não podia concordar mais!! Sede de fama há em todo o lado... Pedir comentários, pedir seguidores, repetir posts e rubricas (SEM dar crédito) não faz sentido. Assim como não faz sentido blogues só para publicidades (para receberem prendinhas). Mas na realidade, a fama deles passa depressa... Os verdadeiros - e que vão durar - mantêm-se!! Quanto às cópias de conteúdo... Neste faroeste que é a internet acho que pouco podemos fazer quanto a isso!!! :/


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. admito que já tive os meus tempos de erro em relação ao blog, mas temos que aprender com o erro e ainda ontem falei com a pessoa em questão e esclareci tudo, e ler este texto fez-me lembrar do que fiz, e penso agora que tenho um espaço só meu e que gosto muito dele e é assim que tem que ser, temos que nos agradar a nós mesmos! eu gosto muito do teu blog, e li isto até ao fim :)

    ResponderEliminar
  28. Eu li tudo e concordei. Não há paciência para os "vou seguir-te, podes seguir-me também?" .. Pff! Tenho o meu espaço, onde partilho aquilo que gosto e comento quando realmente aprecio a partilha da pessoa. Foi uma lufada de ar fresco, chegar das férias e ler o teu texto. Continua com o teu 'cantinho', com muitas letras *

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  29. Eu não falo muito bem Portugues e não posso responder como eu gostaria mas quero decir que estas certo em tudo o que disse.

    Eu li até o fim :)

    ResponderEliminar
  30. exactamente!!! totalmente de acordo. por alguma razão eu quero mudar o blog e acho o teu very very special. claro que por vezes acabamos todas por falar das mesmas coisas... daí achar cada vez mais importante arranjar as minhas fotografias, fazer posts relacionados comigo. sei lá, é o meu blog e é o que eu quero. quero fazer uma coisa minha. quem quiser continuar a ver, a seguir, óptimo. quem não quiser, paciência. eu comecei por escrevê-lo para mim, por necessidade... não faz sentido andar em buscar de seguidores que nem uma louca e ficar tristíssima porque não temos tantos quantos queríamos.

    muito, muito bom post!!!

    ResponderEliminar
  31. Concordo com tudo o que escreveste. Eu quando comento os blogs comento porque gostei do que vi ou li e não para ganhar seguidores, mas sei que muita gente o faz. O meu blog foi criado apenas para mostrar e/ou divulgar coisas (moda, beleza) que acho interessantes, e que estão a ser feitas pelas várias marcas, etc. Nunca me apeteceu escrever sobre mim e o meu dia a dia, apesar de ter uma rubrica com alguns looks meus. Penso que há espaço para todo o tipo de blogs. Para mim o blog é um passatempo que tanto gosto, não vivo para ele e para ser famosa, faço-o por mim.

    ResponderEliminar
  32. Não poderia estar mais de acordo!

    ResponderEliminar
  33. Pela parte que me toca, vais é ganhar uma seguidora.
    Gostei muito, porque também acho isso. Ainda há uns meses escrevi sobre isso de pedir comentários e pedir que se siga.
    Não está é tão explicadinho, mas era mesmo isto que queria dizer.
    Eu nunca falei do meu número de seguidores, porque acho que nem sequer tem muita importância esse número. Quem importa é quem lê e tenho a certeza que metade dos que seguem, nem sequer lá entram quando vêem uma actualização. Por isso, para que me havia de interessar aquele número? É bonito que ele aumente, mas se depois nunca mais temos notícias da pessoa que começou a seguir ou então esta só comenta quando nós comentamos, deixa de ser bonito.
    Enfim...
    Tal como tu dizes, o meu blog é meu e eu escrevo lá o que quero, sem me interessar se estou a agradar aos outros ou não. Houve uma altura em que até punha imagens de meninas bonitas, para dar a conhecer os meus gostos, mas depois vi que já tanta gente fazia isso e desisti. Já tinha dado uma ideia, não fazia sentido estar a bater mais no ceguinho, se depois quem me lesse ia ver aquilo em todos os blogs e mais alguns. A ideia era deixar o blog mais levezinho, mas não valia a pena. E pronto, agora quem gosta lê, quem não gosta que se lixe. :) Já estou a esticar-me um bocadinho, mas gostei mesmo deste texto.

    ResponderEliminar
  34. Bem, estou completamente rendida ao teu blog e principalmente a todos os pontos que referistes no texto anterior. Nunca tinha vindo ao teu blog, mas ainda bem que segui um link de um post de outro blog. :) Ainda sou nova nesta coisa de visitar blogs e escrever no meu próprio, mas desde inicio que o meu objectivo foi escrever e mostrar-me ao mundo e sobretudo libertar-me um bocadinho, já que sou um pouco timida e tenho algumas dificuldades em comunicar com gente nova. Tal como disseste o blog é essencialmente nosso e feito para nós se com isso ajudar e agradar outras pessoas tudo bem, no entanto tudo isso vem por acréscimo. Enfim, isto tudo tudo para te dizer que quando leio um blog ou o sigo é exclusivamente porque me identifico com as palavras, imagens, musicas e todo o conteúdo que lá existe. E só te posso pedir uma coisa, não mudes a forma de construção do blog porque a partir de hoje gostava muito de ler mais opiniões destas (sinceras!). :D

    Obrigado!

    ***

    ResponderEliminar
  35. O meu segundo comentário. A razão é porque não consigo enviar-te um e-mail do endereço do blog (ainda que saibas o meu nome, ma spronto). Segundo porque achei curioso, apenas daquelas coincidências "giras" há um blog "dos famosos" que vai passar a ser "profissional". Achei que era de partilhar :P

    E agora, como os elogios nunca são em número suficiente, sabes que o que diferencia o teu blog de muitos que andam por aí - ainda que todos publiquem a mesma saia, a mesma camisola,verniz ou WTFever - é simplesmente uma coisa que é moodswing blogal (expressão minha e como tal fatela a dizer chega). Ou seja é teu e pronto. evolui, retrai-se, muda. Tal como as pessoas, tal como a pessoa desse lado do ecrãn. não nasceu com um conceito pré-determrinado de uma fama ou "give prendinhas, give me prendinhas". Mas anda contra blogs conceptuais para promoção de ideias (AKA ideias como Platão as encarava e não ideias como pessoas).

    Agora que li o que escrevi o comentário soa a coisa muitop estupida e parva e algo snob. Não me interessa, tu percebes. Thats all that matters,

    Kiss My (truly) Marc Jacobs lover :P

    ResponderEliminar
  36. a minha vontade? fazer um copy paste integral deste post, como fiz com o post do Du sobre as tatuagens.
    mas não o vou fazer, acho que não preciso.
    e muito me agradou o facto de ver tanto comentário num post desta natureza, embora ache que alguns bloggers só comentaram 'porque fica bem', se queres que te diga.

    já tínhamos falado sobre o assunto, como diz a Vanessa, e de facto as palavras escritas tiram sempre aquele toque especial que conseguimos pôr cá para fora quando verbalizamos a coisa, mas penso que o pretendido foi conseguido minha querida, talvez devêssemos ter feito um post destes há mais tempo não é?

    I HEART YOU, pelo que escreves, pelo que pensas, pelo que ÉS.

    <3

    ResponderEliminar
  37. Eu li até ao fim, e devo dizer que concordo plenamente contigo!! Quando o assunto se torna mais sério ou o post mais longo existe um número menor de comentários e isso deve-se em gande parte ao que disseste...as pessoas não se darem ao trabalho de ler sequer.
    Acompanho vários blogues há algum tempo e alguns deles deixei de acompanhar porque fiquei aborrecida de lá ir...era mais do mesmo. Acho que se não se der o toque pessoal ao blogue ele acaba por ficar desinteressante e sem personalidade.
    Mas lá está...é só a minha opinião:)

    Parabéns pelo post!*

    ResponderEliminar
  38. Percebo. E li tudinho, todas as opiniões aqui deixadas! E como a Irina disse, estou com ela... Blogs que gosto são para aí uns 7 ou 8. Seguidores nem sei o que é isso. E tou-me bem cagando se achas muita engraçado toda a merda que eu digo... (Tu como quem diz!)

    E se, eventualmente, as pessoas falarem de ti, ou do teu blog, ou que seja, é porque vieram cá ver, OU NÃO???

    *

    ResponderEliminar
  39. Depois de ler este post fico com a sensação que gostava mesmo de te conhecer :) se algum dia pensares em visitar Barcelona tenho um tecto por estas bandas ihih (e espero que isto não soe mal!!)

    ResponderEliminar
  40. Olá, percebo perfeitamente tudo o que aqui é dito.
    Desisti do meu blog devido a quantidade de gracha que era deixada nos comentários. comentários impessoais, sem sinceridade e sem opiniões verdadeiras e que ainda terminavam sempre com a divulgação do blog ou "estou a seguir-te, segue-me também" ou comentários do género "visita o meu blog gosto mt do teu".
    Devo ter uma capacidade de resistência menor que a vossa, encerrei o blog, agora o que escrevo é realmente só para mim.
    Gostei do que escreveste e dou-te os parabéns pela coragem.

    Beijinhos CC

    ResponderEliminar
  41. Os blogs tendem cada vez mais a ser uma rede social em que segue a logica da popularidade em função do número de seguidores, o que não é muito dificil de atingir com o passatempo certo (atenção, eu adoro os give aways e todo o tipo de passatempos, isto é um facto, não uma crítica)
    Se entendo a lógica? Como é óbvio é claro que sim, acho que todos nós ficamos minimamente felizes por receber um comentário ou um seguidor porque significa que alguém gostou daquilo que gostamos e (supostamente) tem interesse no que escrevemos mas daí a isso ser o exlibris de ter um blog, não, não o é.
    Fiquei város meses sem ter ninguém a passar pelo meu blog, que é tal como teu uma mistura de tudo e mais alguma coisa, nem sabia muito bem como isto funcionava e continuava a escrever porque me dava prazer e as pessoas começaram a surgir, sabendo que os poucos seguidores que tenho não foi porque eu pedi para.
    Sempre que vejo um blog que me interessa faço questão de dizer que gostei, que vou seguir de perto porque acho que as pessoas devem ser reconhecidas pelo que dizem, fazem, escrevem ou pensam e não porque espero algo de volta.
    O teu post é o espelho de várias ideias que muitos de nós partilham, inclusive eu. Ninguém tem de ficar ofendido com isso, é a tua opinião e vale o que vale!
    Coragem para não te perderes nestes pensamentos que têm tanto de verdade como, muitas vezes, nos irritam mas que não nos devem impedir de fazer aquilo que gostamos só porque sim e, pelo que conheci hoje daqui, tu fazes muito bem da forma que o fazes. :)
    Na vida iram sempre existir aqueles que comandam a própria vida e outros que vão à boleia da mesma.
    xx
    I.S
    www.thatbananas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  42. MAIS que verdade!

    Cansativo ver o "queres seguir-me e eu também sigo" over and over again...

    E pessoas a comentar fotos sem ler... -.-

    adoro ler as tuas opiniões! continua!

    Acho que cada um tem de estar feliz com o seu blog e tratar bem dele, mas tentar enfia-lo nas goelas de toda a gente... convenhamos...não nos traz muitos amigos.

    Eu gosto sempre de ir dar um saltinho às pessoas que comentam, para as conhecer, para ver os seus cantinhos, mas agora não tem sido possível. logicamente, os comentários diminuiram, mas fico feliz por, ainda assim, ter palavras mimosas à minha espera. comentários genuinos. de pessoas que não esperam nada em troca. isso sim, é uma vitória para todos nós. não números para inglês ver.

    e, já agora, acho que um blog que mostre um pouco do que somos por dentro é tão mais interessante <3

    http://myfashioninsider.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  43. Mafalda não li este texto na altura que o postaste porque não o vi, deve ter sido numa fase em que estive mais ausente! Mas em poucas palavras digo-te com toda a sinceridade que não te conhecendo cada vez gosto mais de ti e do teu cantinho. Acho que não preciso de dizer nada relativo ao texto que escreveste porque não lhe falta nada! É essencial verdade e sinceridade e posts como este são essenciais para mostrar às pessoas que por aí andam que não se trata de uma moda, mas sim de uma partilha de informação! E como tu dizes infelizmente a maioria delas nem deve ter lido este texto! E eu fico muito contente de o teres mencionado senão tinha-me passado ao lado! E eu não iria querer perder um post destes <3

    ResponderEliminar
  44. não poderia estar mais de acordo -.- infelizmente está tudo mau, até as pessoas -.- mas ainda tenho mais pena daqueles que lhe copiam o blog, o design mesmo, isso sim são pessoas que vão além limites e têm um ridiculo escrito na testa.

    ResponderEliminar

Contact

Com tecnologia do Blogger.

Instagram - @mafalda_beirao

© MALMEQUER
Design by The Basic Page